sábado, 15 de dezembro de 2012

REPORTAGEM DA REVISTA VEJA


Entrevista

"A crença no sobrenatural é perigosa", diz psicólogo

O americano Michael Shermer dedica a vida a combater superstições e acaba de publicar no Brasil o livro 'Cérebro e Crença', no qual estuda as bases neurológicas das convicções

Filipe Vilicic

A VOZ DO CETICISMO - Michael Shermer: “Se nos apegássemos apenas ao sobrenatural, nunca teríamos saído da floresta e chegado à civilização” (Gilberto Tadday)

  Há trinta anos o psicólogo americano Michael Shermer se dedica a combater superstições. Ele criou uma ONG, uma revista (Skeptic Magazine), sites e programas de TV focados em promover o pensamento científico e desmascarar charlatões. Shermer, que chega ao Brasil no fim deste mês para uma série de palestras, é autor de quinze livros. O último, Cérebro e Crença, foi lançado em português na semana passada. Nesta entrevista, publicada na edição de VEJA desta semana, ele diz que a tendência a se iludir com fantasias é própria do processo mental humano e defende o combate à crendice em favor do progresso.
Por que as pessoas acreditam no inacreditável?
A evolução fez do cérebro uma espécie de máquina de reconhecimento de padrões na natureza. Às vezes, esses padrões são reais, mas na maioria dos casos são fruto da imaginação. Milhões de anos no passado, ao ouvir um barulho vindo da mata, um hominídeo poderia supor que se tratava de algo inofensivo, como o vento. Se estivesse errado, e fosse um predador, correria o risco de ser devorado. Nosso ancestral poderia, por outro lado, imaginar a presença de uma divindade perigosa no mato e se afastar o mais rápido possível.
A segunda opção é a que a maioria adota. Imaginar o perigo e fugir garante a sobrevivência, mas também a ignorância. Ir até o mato verificar do que realmente se trata o barulho exige curiosidade e uma batalha contra os instintos. É nessa categoria, a dos homens que não se rendem a narrativas fictícias, que se encaixa o cientista. Os crentes seguem a trilha inversa, a dos que se contentam com suposições sobrenaturais. É um fenômeno que tem a ver com a química do cérebro: a convicção de que o pensamento mágico é o que basta para a compreensão do universo produz uma sensação de prazer. Ficamos felizes em imaginar que seres místicos, sejam eles deuses ou extraterrestres, se preocupam e cuidam de nós. Não nos sentimos sós.
Como se sabe que o cérebro é propenso a acreditar no fantástico?
A neurociência identifica padrões de ondas cerebrais distintos que nos levam a criar crendices e a ter prazer na constatação de que temos respostas às nossas dúvidas. Em situações extremas, como as enfrentadas por quem está no limite da resistência física ou próximo à morte, o cérebro reage com a redução da atividade na área responsável pela consciência e o aumento em regiões ligadas à imaginação. Essa reação natural está na origem das alucinações. Não há mistério nesse processo. Os cientistas são capazes de produzir visões ou a sensação de transcendência espiritual com o estímulo artificial de certas áreas do cérebro.
O senhor foi um cristão evangélico ativo no esforço de atrair fiéis para sua igreja. Como se tornou um cético?
Somos mais abertos à religião na juventude e na velhice. Naturalmente, no fim da vida é comum procurar por conceitos reconfortantes, ainda que irreais. No meu caso, o apelo da crendice me atingiu na juventude, como uma explicação fácil para tudo o que existe. A religião tem um apelo social enorme. O ambiente alentador de uma comunidade ajuda a afastar as dúvidas até daqueles que não acreditam plenamente no sobrenatural e nos dogmas religiosos. Desvencilhei-me da crença ao entrar para a comunidade científica. O método científico, cujo princípio básico é o de que qualquer afirmação deve ser comprovada em experimentos repetidos, alimenta o ceticismo e favorece o progresso.
O que faz com que a ciência seja a melhor ferramenta para explicar o mundo?
A ciência é democrática. Qualquer um pode estudar e chegar a conclusões racionais. Cientistas estão abertos à possibilidade de estarem errados e, por isso, promovem a invenção e a reinvenção de conceitos. É o que garante o avanço do conhecimento. A crendice é intolerante. Fixa uma verdade e não abre espaço para perguntas. Se nos apegássemos apenas ao sobrenatural, nunca teríamos saído da floresta e criado a civilização.
No mundo moderno, ainda precisamos da crença?
É impossível deixar de crer. A ciência também depende da nossa capacidade de elaborar crenças. Qualquer experimento nasce com uma premissa baseada no que se acredita ser verdade. Ideologias também precisam da habilidade de crer. Eu acredito no liberalismo, na democracia e nos direitos humanos. Podemos, porém, abandonar o que não pode ser explicado, como deuses e bruxos. Não nos faria falta.
Há vantagens na crença?
A evolução nos concedeu a habilidade de acreditar por boas razões. A crença em divindades nos levou a temer o mundo e, com isso, nos ajudou a sobreviver nele. Também contribuiu para a formulação de leis que regiam comunidades primitivas. A moral e a ética nasceram na religião.
Se a ética tem origem religiosa, por que ela prevalece na sociedade laica?
As igrejas se tornaram um fator de corrupção, motivo de guerras e perseguições. Por sorte, presenciamos o declínio da crença no sobrenatural. Países do norte europeu, onde apenas um quarto da população segue alguma religião, têm índices de criminalidade, suicídio e doenças sexualmente transmissíveis inferiores aos de estados em que a maioria dos habitantes é de crentes, como os Estados Unidos e o Brasil. Se a religião se declara um bastião da bondade, por que, historicamente, estados teocráticos são mais suscetíveis à criminalidade do que os seculares?
Apesar de vivermos na era da ciência, cresce a crença no sobrenatural. Por quê?
É verdade que vivemos num mundo em que a ciência faz parte do dia a dia. Todos gostam de iPhones e admiram as naves que pousam em Marte. Mas poucos abdicam de crenças sobrenaturais e aceitam a ciência como ferramenta para explicar o universo. A maioria só quer aproveitar os produtos da ciência. Quando se trata de responder a dúvidas primordiais, como a origem do universo ou o sentido da existência, preferem explicações irreais, mas convincentes em suas narrativas fictícias.
Por que o senhor se dá ao trabalho de combater a superstição?
Sempre me perguntam por que não deixo os crentes em paz. Ocorre que a crença no sobrenatural não é inócua. Ao contrário, é bastante perigosa. Acreditar na dita medicina alternativa é um exemplo. Muita gente morre por substituir o tratamento médico sério por procedimentos supersticiosos, como o consumo de ervas com propriedades supostamente milagrosas.
Não é possível provar a existência de divindades e criaturas fantásticas. O senhor concorda que também é difícil provar que não existam?
O fato de não explicarmos um mistério não significa que ele exija explicações sobrenaturais. Só mostra que ainda não há resposta. O ônus da prova cabe aos crentes. O cético só crê no que é provado. Nesse aspecto, a ciência tem feito bom trabalho ao desmascarar mitos. No passado, já se acreditou que a Terra viajava pelo cosmo no lombo de um elefante. Existem 10.000 religiões. Espanta-me a arrogância de quem supõe que só uma crença seja correta em meio a tantas.
O senhor leva em consideração que pode estar errado?
Assim como todos, só descobrirei a resposta quando morrer. Como cientista, estou aberto à possibilidade de ter me enganado. Se houver um ou vários deuses, ficarei surpreso. Mas não tenho medo. Se há um Deus, ele me deu um cérebro para pensar. Meu pecado seria usá-lo para raciocinar e buscar explicações? Um ser benevolente não me puniria por utilizar bem as armas que me concedeu.




Comentários

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluidos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.
» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
simsenhor
Genial, o ângulo de visão dele é interessante. Mas existe também outro escrito muito bom que é o Ray Comfort que em 1 livro mostra 100 fatos científicos na bíblia!! Acredito que as coisas se completam se mantermos a mente aberta para ver outros ângulos de visão sem abrir mão da bíblia
18.10.2012

Não achem que a ciência é a saída para tudo. Acham que cientistas não manipulam dados, como religiosos manipulam ideias como Deus? Acham que a ciência vai compreender o funcionamento do cérebro de uma hora para outra e entenderemos tudo no mundo por causa de pesquisas científicas? Claro que não. Só teremos mais respostas, ma(..)
07.10.2012
| Ler Mais
Nelson Vieira Moreira
O mundo está numa bifurcação de conciência, de um lado está a ciência e de outro a religião, opostos na tentativa que responder os questionamentos humanos. O resultado é sempre o mesmo: optanto pela a ciência seremos um país evoluído e justo, se optarmos pela religião voltaremos a idade média pois, uma não convive com a outr(..)
16.09.2012
| Ler Mais
Hilda Abrunhosa
Que respiro de civilização! Que prazer ler essa entrevista! Em 2001perdi minha cunhada e culpo a religião por a morte de uma jovem senhora de 50 anos. Ao sentir-se mal durante um culto na Igreja Assembléia de Deus de Lages SC não foi socorrida pois seria uma "manifestação demoníaca" e todos foram "ajuda-la" com orações duran(..)
16.09.2012
| Ler Mais
Maerlio Machado
Ninguem retira minha convicção de que as divindades são construções humanas. Nesse sentido, entra em cena a "religião" apropriando-as e utilizando-as como armas. Ora, é sabido que só poderemos afirmar se uma arma é boa ou má pela maneira em que for utilizada. Assim, percebo a religião como lenitivo infiltrado nas mais variad(..)
05.09.2012
| Ler Mais
Gilmar Costa
O mestre deixou uma escolha bem clara, e que lutou por ela ao extremo: Nada há oculto que não se revele, e nem encoberto que não haja de saber-se. O problema foi a Humanidade não ter entendido esta ciência tão clara. Muitas coisas ja tinham sido resolvidas, e seriamos uma Humanidade justa.
03.09.2012
Gustavo
Quanto comentário absurdo e ignorante, que só mostra o longo caminho que falta para um sistema educacional decente. O ônus da prova cabe a quem alega qualquer coisa. ÓBVIO! Se eu disser que deus me disse que só aqueles que se jogarem de um precipício em dezembro de 2012 estarão salvos, você, cristão, acreditaria? Você conseg(..)
02.09.2012
| Ler Mais
Rafael
A reportagem é muito interessante e já li muitos artigos neste sentido e concordo com a posição do autor, prova disto é a pergunta feita pelo entrevistador......... Não é possível provar a existência de divindades e criaturas fantásticas. O senhor concorda que também é difícil provar que não existam? Esta pergunta já mostra (..)
02.09.2012
| Ler Mais
marcelo b
RELIGION IS POISON!
01.09.2012
Jomael Silva
" A CRENÇA NO POSITIVISMO TAMBÉM É MUITO PERIGOSA " ! !
31.08.2012
vera
Os exemplos para justificar sua teoria parece-me frágil. Considero mesmo assim q certamente ele ñ está perdendo a possibilidade de ampliar a pesquisa inteligentemente, mas parece ser o seu único objetivo enxovalhar o que aí está por milênios.
24.08.2012
SILVERA ROCHA
Tudo que ele diz é baseado em meras teorias nenhuma prova seria !
24.08.2012
Borjão
O cético senhor Shermer se aferra em equívocos. Há crenças que detonam aparições transcendentais, afirmam que não existem e que são coisas do 'demo', porém, conheço crentes destas correntes de pensamento que relatam estas ''manifestações cerebrais'' com certa coerência e, há tantos milhares de casos que são complexos para s(..)
24.08.2012
| Ler Mais
Ricardo
Ciência não explica tudo e religião não explica nada!
23.08.2012
MARTA GURITENCO
COPIE ESTE TRECHO POIS PARA MIM FOI O ESSENCIAL DO QUE LI; PROCURAREI LER TODOS OS LIVROS DESDE BRILHANTE SENHOR POIS FAZ FALTA MAIS CULTURA MENOS FANATISMO!!(O senhor leva em consideração que pode estar errado? Assim como todos, só descobrirei a resposta quando morrer. Como cientista, estou aberto à possibilidade de ter me (..)
23.08.2012
| Ler Mais
Leandro de S. Vieira
O senhor michael Shermer , foi sábio na maioria de suas afirmações . Chegará o dia , em que todos ( teístas ) se convencerão , que assim como os raios e as chuvas , eram atribuídas a um deus , (hoje não são mais ) , será explicável , parte do que ainda resta e esse deus , deixará de ser motivo de tanto atraso para a humanid(..)
23.08.2012
| Ler Mais
CARLOS BOFFA
LEIA KARDEC, MEU AMIGO, SEJA FLEXIVEL NAS SUAS OPNIÒES E DOGMAS...
23.08.2012
Mr. M
Michael Shermer é meu ídolo a partir de hoje. Mais uma bola dentro da Veja. Sou cético e não fico tentando converter ninguém. Respeitem o meu direito de pensar, ok?
23.08.2012
Wander Cleiser
Argumentar de religião com os religiosos é uma perca de tempo, pois seus argumentos são baseados em coisas sobrenaturais,sem lógica alguma, no simples fato de acreditar...
22.08.2012
Tadeu de Araújo
Nenhuma novidade à declaração do psicólogo em relação à questão da religião. No entanto, se não estamos enganados, parece-nos que o estudioso está por demais desatualizado sobre pesquisas que comprovam que a crença, sem exageros, tem trazido muitos benefícios à saúde de enfermos. Além do mais, com todo o respeito ao psicól(..)
22.08.2012
| Ler Mais
Humberto Araujo
Ao que me parece, ou melhor, o que diz a ciência moderna, o doutor Michael Shermer está bastante enganado no tocante à Evolução, a ciência nunca provou a evolução, e pelas descobertas atuais (neurociência, engenharia genética...) ela - a evolução - tem chance quase zero de ser real; as coisas são muito bem organizada para te(..)
21.08.2012
| Ler Mais
João Leopold
"...A moral e a ética nasceram na religião..." Arf de onde este caboclo tirou essa ideia? Medíocre a maneira de pensar embora eu compartilhe que as crenças são efetivamente o maior inimigo do desenvolvimento humano, diga-me o tamanho da sua fé e eu direi o tamanho dos seus medos!
21.08.2012
Hilda Abrunhosa
Que maravilha de entrevista! Que prazer descobrir que nem tudo está perdido. Que existem cabeças que pensam sem arrogância e oportunismo. Esse nome ficará guardado para sempre e com certeza o livro de MICHAEL SHERMER estará num lugar de destaque na minha estante.
21.08.2012
Leniéverson
Esse cientista é, na verdade, uma pessoa que se deixou levar pela autossuficiência e tem uma visão carregada de frustração sobre religião. Ciência não explica tudo, se explicasse como até hoje, nunca erradicaram a corrupção no mundo?
21.08.2012
Thiago Oliveira
Muito interessante esse pensamento, o que mais me impressiona é quando o mesmo diz que o ônus da prova está com quem diz acreditar no sobrenatural. Ora, se eu digo não existir o sobrenatural, caberia a mim provar que o mesmo não existe, outrossim, quando indagado sobre estar errado, parece que o tom do discurso mudou.
21.08.2012

Mais um ateu em destaque. Do jeito que a coisa anda, se acreditarmos em Deus seremos banidos da sociedade ou presos em masmorras
21.08.2012
Angela pereira
Quero aqui declarar que não tenho religião apesar de ter nacido na igreja católica,. me desliguei de religião exatamente pelo fato de ver e sentir coisas que segundo a ciencia não existem, são só imaginação ,loucura tec,etc,etc...QUERO SER AVALIADA POR UM CIENTISTA ,SR MICHAEL,NAO GOSTARIA DE ME AVALIAR? VOCE IRA SE SURPRIE(..)
21.08.2012
| Ler Mais
Osvaldo Aires Bade - Comentários Bem Roubados na "Socialização"
Ele está errado. Precisamos de ciência na religião, só isso. Abraço a Todos Osvaldo Aires
21.08.2012
V.C.
Michael Shermer, que já sei quem é, dedica sua vida a combater superstições e é a voz do ceticismo? Então, que tal começar a combater a superstição que é o seu próprio pensamento e também o ceticismo que alega ter e não passa, de uma vez, a exercitar o ceticismo sobre si, pela máxima socrática "conhece-te a ti mesmo", ainda (..)
20.08.2012
| Ler Mais
joão flávio de almeida
Gilberto Dupas possui uma obra chamada "O mito do progresso". Quem disse que a civilização é melhor que a floresta?! Agora somos 7 bilhões de humanos vivendo mal numa sociedade capitalista de poucos, ratificada pela ciência neste discurso ilusório de desenvolvimento humano.
20.08.2012
Rafael
"A evolução fez do cérebro uma espécie de máquina de reconhecimento de padrões na natureza." Já na primeira frase deste indivíduo eu posso perceber a vagueza das coisas que ele fala.
20.08.2012
Sobral
Tomam a inteligência que possuem para medida da inteligência universal, näo podem crer na possibilidade doque que näo compreendem. Consideram sem apelação as sentenças que proferem. Se recusam a admitir o mundo invisível e uma potência extra-humana, näo é que isso lhes esteja fora do alcance; é que o orgulho se lhes revolta (..)
20.08.2012
| Ler Mais
Jorge
Eu tb acreditava nessas besteiras, até ler a bíblia. Tornei-me ateu!
20.08.2012
Fernando
A vida sem religiao seria um mar sem fim de desilusões, de dores e sofrimentos. O homem muito aprendeu, muito evoluiu por acreditar em outras possibilidades de vida, para além da ciência, a exemplo da religião, da arte e até da própria filosofia, enfim; estas, apenas são formas distintas do homem chegar ao seu autoconhecimen(..)
20.08.2012
| Ler Mais
O senhor da Montanha
"Não é possível provar a existência de divindades e criaturas fantásticas. O senhor concorda que também é difícil provar que não existam?" O fato de não conseguirem provar que algo exista, não é prova de que aquilo exista. Por exemplo: eu não consigo provar que unicórnios existem e nem que eles não existem. Isso não quer diz(..)
20.08.2012
| Ler Mais
Vera
Muito bem, até concordo com o cientista, mas acho que ainda não é a hora de se derrubar por terra as crenças religiosas, primeiro porque o ser humano ainda necessita muito de algum tipo de reconforto, segundo porque nesse caso atinge principalmente o cristianismo mais tolerante, enquanto outras crenças intolerantes querem oc(..)
20.08.2012
| Ler Mais
Ivete
"o senhor leva em consideração que pode estar errado?" apesar dele responder que sim, nao teme realmente que pode haver um Deus (e há) que "não será benevolente por ele usar o seu cerebro", mas levará em conta também tudo que ele tem feito e falado contra a crença em um Deus Todo-Poderoso que pode agir pelo sobrentural ou da(..)
20.08.2012
| Ler Mais
Marco
Boa sorte pra ele, é uma causa benéfica e digna. Mas eu já desisti, o povo gosta de acreditar em tudo...
20.08.2012
lia azevedo
Quando vejo pessoas falarem de deus como se o vissem ou convivessem com ele, penso que o mundo é um grande hospício. Que delírio!
20.08.2012
Flávio
É, ainda bem que existem pelo menos algumas vozes racionais a repercutirem na mídia. Impressiona-me que já neste estágio, a humanidade ainda tenha tanta necessidade de se agarrar a crendices e líderes pastorais.
20.08.2012
ClaudioM
Lanches "saudáveis", crenças aceitáveis, comportamento correto e racional... Viver está ficando cada dia mais chato...
20.08.2012
maria olimpia alves de melo
Acho que ele está errado, mas a última resposta dele é perfeita. No entanto se eu estiver errada não vou sofrer nem um pouco com isso, apenas deixarei de existir.
20.08.2012
Marcelo
Se o próprio homem cura-se suas malésias talvez o mundo não seria esse caos,a ciência não se sesibiliza pelo sofrimento humano,ela simplesmente usa ele como um objeto de estudo,com seus metodos e experimentos loucos,há de convir que eles nem sempre tem respostas para tudo,pois nesse tudo a um Deus.
20.08.2012
daniel
pezado cientista, dentre tanto materialismo, recordo eu do antigo conhecimento que nos lembra: em escala cósmica, somente o fantástico tem a possibilidade de ser verdadeiro... boas pesquisas, ótima imaginação pra você...
20.08.2012
Romilso lima
Quem disse ao Michael Shermer que ele tem o poder de incomodar aos crentes? pelo contrário, ele precisa dos crentes para aparecer e defender suas teses infundadas. Nós Cristãos, não temos que provar nada a ciência e a esse mundo; Em todas as áreas há quem creia e quem não creia. A bíblia não fala em suposições, ela certifica(..)
19.08.2012
| Ler Mais
Ronald Graf
A crença no Darwinismo é cem mil veces mais perigosa ainda. Faz as pessoas crerem que não passam de animais, produtos do acaso e colocadas numa luta interminável pela sobrevivência. O único lider politico que tinha a coragem de pensar esta teoria até o fim e depois pôr em prática era Adolf Hitler. Um fervoroso crente no Darw(..)
19.08.2012
| Ler Mais
Ronald Graf
"Qualquer afirmação deve ser comprovada por repetidas experiências em laboratório". Pois é... O prorio "Darwinismo" não passou por este teste, nunca foi comprovado em milhares de experiências realizadas. Por isso continua uma mera teoria sem nenhuma base científica. A afirmação da não-existência de Deus nunca foi comprovada (..)
19.08.2012
| Ler Mais
luciano
muito bom achei bem exiplicado no q diz repeito ao sobrenatural
19.08.2012
Ednaldo Costa
Para apresentar uma contradição bastam duas frases: "Se nos apegássemos apenas ao sobrenatural, nunca teríamos saído da floresta e criado a civilização." e "A crença em divindades nos levou a temer o mundo e, com isso, nos ajudou a sobreviver nele."
19.08.2012
Fernando Frezza
Como alguém pode não estranhar a conveniência da crença na vida eterna no paraíso? Aliás, como alguém, que não seja sádico, poderia viver no paraíso enquanto as tragédias assolam a humanidade? Ainda que a crença no sobrenatural tenha nos trazido benefícios e, portanto, se explique ao longo do processo evolutivo, no mundo con(..)
19.08.2012
| Ler Mais
Rosana Santos
A logica existe em tudo que cremos ou nao.Tudo que foi dito e importante, mesmo eu tendo a minha crença entre aspas nao tenho certeza se tudo e aquilo mesmo.Tambem penso que so vou saber ao morrer,porisso e necessario o questionamento(quem somos e de onde viemos)
19.08.2012
Americano Muradas
Corretíssimo. É à conclusão que cheguei a dezenas de anos. Se existisse uma divindade, poderiamos afirmar que ela dorme permanentemente em berço explêndido. Basta ver algumas fotos da Segunda Guerra para se chegar a esta conclusão. Sò alguém que esteja dormindo poderia "permitir" aquelas terríveis injustiças. O resto é loro(..)
19.08.2012
| Ler Mais
Célia
Ai,ai, mais um que acha que a" Religião é o opio do povo"!!!
19.08.2012
Carlos fc
"O ônus da prova cabe aos crentes." Espertinho ele,não? O ônus da prova cabe a quem acusa.Estamos diante de mais um charlatão interessado em vender livros.
19.08.2012
nebedi7
Sobre a ética de origem religiosa, dizer que índice de criminalidade e outros é mnais comum nos países mais religiosos e não levar em consideração o desnível econômico é no mínimo despreparo em sentido amplo, por outro lado, se nos foi dado cérebro, é paras pensar mesmo em todas as coisa e ir fundo. Neste ponto concordo.
19.08.2012
marinaldo
no propio livro de genesis na biblia fala das mesma teoria dos cientistas sobre a formaçao do universo e a criaçao da terra e o homen,so que no figurado,pois homens do passado nao poderia ter os mesmo jarguao dos cientistas de hoje,o problema esta na ignorancia dos fanaticos religiosos que procuram uma unica resposta,e nas mais de 10.000 religioes que existem no mundo falam da mesma coisas que existem no velho e novo testamento,como o diluvio,a chegada de um ser supremo por uma virgen,algo ou alguma inteligencia criou o universo,mas esta na hora de concentrar-mos nossas atençao em coisas mais obvias,e quem nao acredita na ciencia pare entao de usar coisas proveniente dela como tecnologia eletricidade tratamentos medicos e remedios,e va viver de ervas e rezas.


Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/psicologo-explica-por-que-acreditamos-no-inacreditavel