sexta-feira, 11 de abril de 2014

Comentário de Pe. Maggi a Jo 9:1-41

 
Texto

Jo 9:1-41
 
1 E, passando Jesus, viu um homem cego de nascença.
2 E os seus discípulos lhe perguntaram, dizendo: Rabi, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?
3 Jesus respondeu: Nem ele pecou nem seus pais; mas foi assim para que se manifestem nele as obras de Deus.
4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.
5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.
6 Tendo dito isto, cuspiu na terra, e com a saliva fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego.
7 E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo.
8 Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?
9 Uns diziam: É este. E outros: Parece-se com ele. Ele dizia: Sou eu.
10 Diziam-lhe, pois: Como se te abriram os olhos?
11 Ele respondeu, e disse: O homem, chamado Jesus, fez lodo, e untou-me os olhos, e disse-me: Vai ao tanque de Siloé, e lava-te. Então fui, e lavei-me, e vi.
12 Disseram-lhe, pois: Onde está ele? Respondeu: Não sei.
13 Levaram, pois, aos fariseus o que dantes era cego.
14 E era sábado quando Jesus fez o lodo e lhe abriu os olhos.
15 Tornaram, pois, também os fariseus a perguntar-lhe como vira, e ele lhes disse: Pôs-me lodo sobre os olhos, lavei-me, e vejo.
16 Então alguns dos fariseus diziam: Este homem não é de Deus, pois não guarda o sábado. Diziam outros: Como pode um homem pecador fazer tais sinais? E havia dissensão entre eles.
17 Tornaram, pois, a dizer ao cego: Tu, que dizes daquele que te abriu os olhos? E ele respondeu: Que é profeta.
18 Os judeus, porém, não creram que ele tivesse sido cego, e que agora visse, enquanto não chamaram os pais do que agora via.
19 E perguntaram-lhes, dizendo: É este o vosso filho, que vós dizeis ter nascido cego? Como, pois, vê agora?
20 Seus pais lhes responderam, e disseram: Sabemos que este é o nosso filho, e que nasceu cego;
21 Mas como agora vê, não sabemos; ou quem lhe tenha aberto os olhos, não sabemos. Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo; e ele falará por si mesmo.
22 Seus pais disseram isto, porque temiam os judeus. Porquanto já os judeus tinham resolvido que, se alguém confessasse ser ele o Cristo, fosse expulso da sinagoga.
23 Por isso é que seus pais disseram: Tem idade, perguntai-lho a ele mesmo.
24 Chamaram, pois, pela segunda vez o homem que tinha sido cego, e disseram-lhe: Dá glória a Deus; nós sabemos que esse homem é pecador.
25 Respondeu ele pois, e disse: Se é pecador, não sei; uma coisa sei, é que, havendo eu sido cego, agora vejo.
26 E tornaram a dizer-lhe: Que te fez ele? Como te abriu os olhos?
27 Respondeu-lhes: Já vo-lo disse, e não ouvistes; para que o quereis tornar a ouvir? Quereis vós porventura fazer-vos também seus discípulos?
28 Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele sejas tu; nós, porém, somos discípulos de Moisés.
29 Nós bem sabemos que Deus falou a Moisés, mas este não sabemos de onde é.
30 O homem respondeu, e disse-lhes: Nisto, pois, está a maravilha, que vós não saibais de onde ele é, e contudo me abrisse os olhos.
31 Ora, nós sabemos que Deus não ouve a pecadores; mas, se alguém é temente a Deus, e faz a sua vontade, a esse ouve.
32 Desde o princípio do mundo nunca se ouviu que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença.
33 Se este não fosse de Deus, nada poderia fazer.
34 Responderam eles, e disseram-lhe: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E expulsaram-no.
35 Jesus ouviu que o tinham expulsado e, encontrando-o, disse-lhe: Crês tu no Filho de Deus?
36 Ele respondeu, e disse: Quem é ele, Senhor, para que nele creia?
37 E Jesus lhe disse: Tu já o tens visto, e é aquele que fala contigo.
38 Ele disse: Creio, Senhor. E o adorou.
39 E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
40 E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
41 Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
 
ACRF
 
Gv 9:1-41
In quel tempo, Gesù passando vide un uomo cieco dalla nascita e i suoi discepoli lo interrogarono: «Rabbì, chi ha peccato, lui o i suoi genitori, perché sia nato cieco?». Rispose Gesù: «Né lui ha peccato né i suoi genitori, ma è perché in lui siano manifestate le opere di Dio. Bisogna che noi compiamo le opere di colui che mi ha mandato finché è giorno; poi viene la notte, quando nessuno può agire. Finché io sono nel mondo, sono la luce del mondo». Detto questo, sputò per terra, fece del fango con la saliva, spalmò il fango sugli occhi del cieco e gli disse: «Va’ a lavarti nella piscina di Sìloe», che significa “Inviato”. Quegli andò, si lavò e tornò che ci vedeva. Allora i vicini e quelli che lo avevano visto prima, perché era un mendicante, dicevano: «Non è lui quello che stava seduto a chiedere l’elemosina?». Alcuni dicevano: «È lui»; altri dicevano: «No, ma è uno che gli assomiglia». Ed egli diceva: «Sono io!». Allora gli domandarono: «In che modo ti sono stati aperti gli occhi?». Egli rispose: «L’uomo che si chiama Gesù ha fatto del fango, me lo ha spalmato sugli occhi e mi ha detto: “Va’ a Sìloe e làvati!”. Io sono andato, mi sono lavato e ho acquistato la vista». Gli dissero: «Dov’è costui?». Rispose: «Non lo so». Condussero dai farisei quello che era stato cieco: era un sabato, il giorno in cui Gesù aveva fatto del fango e gli aveva aperto gli occhi. Anche i farisei dunque gli chiesero di nuovo come aveva acquistato la vista. Ed egli disse loro: «Mi ha messo del fango sugli occhi, mi sono lavato e ci vedo». Allora alcuni dei farisei dicevano: «Quest’uomo non viene da Dio, perché non osserva il sabato». Altri invece dicevano: «Come può un peccatore compiere segni di questo genere?». E c’era dissenso tra loro. Allora dissero di nuovo al cieco: «Tu, che cosa dici di lui, dal momento che ti ha aperto gli occhi?». Egli rispose: «È un profeta!». Ma i Giudei non credettero di lui che fosse stato cieco e che avesse acquistato la vista, finché non chiamarono i genitori di colui che aveva ricuperato la vista. E li interrogarono: «È questo il vostro figlio, che voi dite essere nato cieco? Come mai ora ci vede?». I genitori di lui risposero: «Sappiamo che questo è nostro figlio e che è nato cieco; ma come ora ci veda non lo sappiamo, e chi gli abbia aperto gli occhi, noi non lo sappiamo. Chiedetelo a lui: ha l’età, parlerà lui di sé». Questo dissero i suoi genitori, perché avevano paura dei Giudei; infatti i Giudei avevano già stabilito che, se uno lo avesse riconosciuto come il Cristo, venisse espulso dalla sinagoga. Per questo i suoi genitori dissero: «Ha l’età: chiedetelo a lui!». Allora chiamarono di nuovo l’uomo che era stato cieco e gli dissero: «Da’ gloria a Dio! Noi sappiamo che quest’uomo è un peccatore». Quello rispose: «Se sia un peccatore, non lo so. Una cosa io so: ero cieco e ora ci vedo». Allora gli dissero: «Che cosa ti ha fatto? Come ti ha aperto gli occhi?». Rispose loro: «Ve l’ho già detto e non avete ascoltato; perché volete udirlo di nuovo? Volete forse diventare anche voi suoi discepoli?». Lo insultarono e dissero: «Suo discepolo sei tu! Noi siamo discepoli di Mosè! Noi sappiamo che a Mosè ha parlato Dio; ma costui non sappiamo di dove sia». Rispose loro quell’uomo: «Proprio questo stupisce: che voi non sapete di dove sia, eppure mi ha aperto gli occhi. Sappiamo che Dio non ascolta i peccatori, ma che, se uno onora Dio e fa la sua volontà, egli lo ascolta. Da che mondo è mondo, non si è mai sentito dire che uno abbia aperto gli occhi a un cieco nato. Se costui non venisse da Dio, non avrebbe potuto far nulla». Gli replicarono: «Sei nato tutto nei peccati e insegni a noi?». E lo cacciarono fuori. Gesù seppe che l’avevano cacciato fuori; quando lo trovò, gli disse: «Tu, credi nel Figlio dell’uomo?». Egli rispose: «E chi è, Signore, perché io creda in lui?». Gli disse Gesù: «Lo hai visto: è colui che parla con te». Ed egli disse: «Credo, Signore!». E si prostrò dinanzi a lui. Gesù allora disse: «È per un giudizio che io sono venuto in questo mondo, perché coloro che non vedono, vedano e quelli che vedono, diventino ciechi». Alcuni dei farisei che erano con lui udirono queste parole e gli dissero: «Siamo ciechi anche noi?». Gesù rispose loro: «Se foste ciechi, non avreste alcun peccato; ma siccome dite: “Noi vediamo”, il vostro peccato rimane».



Comentário

de Pe. Alberto Maggi


          As autoridades religiosas que afirmam ser a luz dos povos , os guias dos cegos - como eles gostavam de chamar a si mesmo - na verdade, eles estão cegos pela sua própria doutrina que lhes impede de ver as ações de Deus, o Criador. Assim formula o capítulo 9 do Evangelho de João. Neste episódio, Jesus restaura a visão a um cego, mandando-o para a piscina de Siloé. E o evangelista especifica que é o próprio Jesus o "enviado". Então, Jesus, que é chamado de " luz do mundo", chama este homem, que nunca conheceu o que era luz, para encontrá-lo." Então ele foi , lavou-se e voltou vendo. " E aqui começa o problema . Por milagre , o indivíduo agora está sendo acusado . Primeiro de tudo, não é a maravilha de vizinhos , de quem ele tinha visto antes, que ele era um mendigo, que não o reconhecem . É estranho. Como eles não reconhecê-lo ? No fim da sessão é a única luz aos olhos , não é a aparência que alterada . E ' quando você se encontrar com Jesus e sua mensagem restaura dignidade e liberdade para as pessoas , é o mesmo de antes , mas também é uma pessoa completamente nova . E ' esta é a razão pela qual eles não reconhecem o cego de nascença . E , na frente da disputa sobre "é ele ou não é ele ", disse o ex-cego diz: " 'Eu sou' . " É da mesma forma em que Jesus afirma status divino . Quando você se encontra com Jesus , o status divino de Jesus é comunicada , mesmo para aqueles que o aceitam . Como ele havia dito a João no prólogo de " A todos quantos o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus. " Bem, aqui começa o problema para este ex- cego. Pela primeira vez , e sete vezes - este é o tema da canção - eles vão pedir -lhe como foram os seus olhos se abriram . Para entender toda essa questão cadenzerà episódio sete vezes , basta lembrar que " abrir os olhos " era um retrato de libertação da opressão , e seria a tarefa do Messias. Incapaz de ter sua própria opinião , que não era a única , emitida pelas autoridades e pelos líderes espirituais , o ex- liderar esta cego para os fariseus, os líderes espirituais do povo. Por quê? Porque era sábado. Pela segunda vez Jesus curou alguém em um dia em que ele foi proibido , não só para curar os doentes , mas também para visitá-los. No sábado - sabemos - era o mandamento mais importante , que o próprio Deus observado. Então, eu sou incapaz de julgar este caso , porque não há , sem dúvida, uma coisa boa, mas não é a transgressão da maior mandamento. Então os fariseus também perguntaram como esse homem recuperou a visão. Não há alegria , não há alegria sobre o fato de que este homem, cego de nascença , ele recuperou a vista . Mas só quero saber como. E , sempre acostumado a julgar tudo e todos com a lei na mão , que é o único critério para julgá-los ", alguns dos fariseus diziam :" Este homem ", " que é Jesus "," não é de Deus não mantém de sábado . " O único critério para julgar os fariseus é a observância da lei , e não o bem do homem . Para Jesus , no entanto , o critério de julgamento é o bem do homem . Aqueles que julgam de acordo com a lei , a doutrina , um código , é clara e afirma que Jesus não é de Deus Outros perguntou como poderia um pecador operar esses sinais . "Então eles disseram novamente ao cego :" O que você diz . " Incapaz de dar uma resposta, que se quer dar ao ex-cego ", " uma vez que ele abriu os olhos "," isso é o que os preocupa . Eles temem que o homem abriu os meus olhos, porque a instituição religiosa pode dominar as pessoas , desde que as pessoas são cegas , mas quando ele abre os olhos e vê o rosto de Deus e da dignidade a que ele chama , o primeiro a sofrer despesas são aqueles que fingem ser representantes de Deus e na verdade esta é apenas a escuridão que impede a luz do mundo. Bem, ele responde : " Ele vem de Deus. " Enquanto os fariseus estavam dizendo confiante : "Este homem não é de Deus", o cego - aquele que era cego em vez vê quem é cego podia ver - ele diz : " É um profeta ', que provém de Deus, em seguida, entrar no campo os judeus . Este termo indica que os líderes religiosos evangelista do povo ; Bem, para defender a sua doutrina , eles negam a evidência. " Eu não acredito que ele tivesse sido cego e recebido a vista. " Para defender sua teologia , para defender a sua doutrina , para defender a lei , negar a vida ,
negar a evidência , negar a vida . Ele intimidar os pais do ex-cego e interrogá-los . É um interrogatório muito pesado, dando a entender que eles são bandidos e fazer duas perguntas: " ' E ' Este é o teu filho '", e depois insinuar dúvidas de que ele não era o seu filho "," que dizeis ter nascido cego? Então, tenho duas perguntas . "É seu filho? " E "e " nascido cego? Como é que ele agora vê? "Os pais respondem que é o seu filho, que nasceu cego, e não sei como ele abriu os olhos e dizer :" Pergunte a ele , é da idade . " Isso significa que é a idade, é maior do que treze. As notas evangelista que diziam que este , por medo das autoridades religiosas , porque eles já tinham decidido que quem reconheceu Jesus como o Messias, o Cristo, seria expulso da sinagoga , que é a morte civil. Com ele fora da sinagoga, consideradas vítimas da praga , era necessário manter uma distância de pelo menos dois metros de segurança. Não está satisfeito ", chamaram o homem que tinha sido cego e disseram -lhe:" Dá glória a Deus "," uma frase que significa " ele confessa , reconhecer , ser sincero , talvez até à sua custa. " E assim, a frase: " " Sabemos que esse homem é um pecador ! ' "Então, a critério das autoridades deve ser a experiência mais válida do indivíduo. Para as autoridades , o povo não pode ter a sua própria opinião do que o que deles emana . Bem, a resposta é o ex-cego cheio de humor. Ele diz : "Eu não ir para as questões teológicas que não é minha responsabilidade " ... "" Se ele é pecador eu não sei ' " , por isso não entra em questões doutrinais , ele fala de sua própria experiência, " "Uma coisa eu sei: eu era cego e agora vejo "," você vai dizer que esse homem é um pecador, você pode querer sugerir que seria melhor para mim ficar em vez de cegar a recuperar a visão de um pecador , mas a minha experiência foi positiva , eu estava cego e agora Eu posso ver . O evangelista está dizendo que não é a doutrina , mas a experiência do indivíduo é a que tem o melhor . E ' a primazia da doutrina da sua própria consciência. A doutrina pode dizer o que quiser, que a sua experiência é negativa , você está em pecado, mas se a sua vida lhe diz que isso é positivo , se isso lhe dá e comunica a vida , isso é o que conta . Assim, o ex- cego ridiculariza a atitude das autoridades . Ele diz: " se ele é pecador eu não sei , mas eu sei de uma coisa: ch era cego , agora vejo. " E assim, mais uma vez a insistência da pergunta: " " Como te abriu os olhos? " " Isso que eles querem saber , como é que ele abriu os olhos. E, com humor sutil , o cego diz: " Eu já disse e você não deu ouvidos .. vós quereis também tornar-se seus discípulos ? " Eu nunca tinha dito: " Você insultado. " Quando as autoridades não sabem como reagir à passagem insulto. " E eles disseram: " Seu discípulo é você que nós somos discípulos de Moisés ! " Eles não seguem a vida, mas reverenciar os mortos. " " Sabemos que Deus falou a Moisés , mas ele ... "," é interessante que nos Evangelhos , as autoridades religiosas , os judeus , os líderes , quando eles se voltam para Jesus , ou falar de Jesus, sempre evitar tomar o nome, e usando um termo depreciativo , " Ele ". " " Ele não sabe onde ele está . " Eles não conhecem a Jesus , porque eles não conhecem a Deus , eles não sabem o Pai , amante da vida. Defensores de Deus legislatura não pode compreender as ações do Criador, que não se manifestam na doutrina , mas na vida . " O homem respondeu :" Só esta surpresa: você não sabe de onde ele é , mas ele me abriu os olhos " . Pela sexta vez , vemos a insistência deste abrir os nossos olhos que o tema desta canção , eo ex-cego , que é um mendigo, com bom senso, ridiculariza as acrobacias teológicas dos líderes . Todo mundo percebe que há uma intervenção divina , a menos que as autoridades . E com respostas de senso comum : " Desde que o mundo começou ele nunca ouviu falar que alguém abrisse os olhos a um cego de nascença . Se este homem não fosse de Deus , nada poderia fazer . " É algo elementar . É algo tão claro ... Como é que as autoridades não entender isso? A doutrina tem cegado . Para eles , o que importa cartuchos que contenham ativador da boa doutrina , em seguida, a defesa da sua instituição, e não o bem do homem . Eles não se interessam no bem do homem . Não querendo aprender, mas apenas para ensinar, a réplica de violência " " Você nasceu totalmente em pecado, e nos ensinar ? "No início da canção foi a pergunta dos discípulos se esse cara tivesse pecado , ou seus pais por ser cego. A cegueira era considerada uma maldição porque impediu o estudo do direito . Bem, os judeus, os líderes , não tenho dúvidas . E ' nascido em pecado ; cego tem que voltar a dar-lhes razão . " E , lançando-o para fora " , ou seja, a expulsão da sinagoga. Mas não é uma grande perda : expulso da religião, é a fé. Na verdade, expulso da sinagoga, Jesus procura e encontra -lo. Os líderes religiosos que excomungar , na realidade, eles são a verdadeira excomungado.