domingo, 14 de julho de 2013

Promessas Divinas

Texto: Neemias Raimundo
 
O que é uma promessa?
Atualmente fala-se muito em promessas; “... que Deus é fiel para cumpri-las", "... não desanime, se ele prometeu, cumprirá", "... esteja firmado nessas promessas", etc. Nada disso está errado; mas como saber que Deus realmente prometeu algo? Como avaliar se a "promessa" esperada veio de Deus ou não? Como saber quando a promessa é para determinada pessoa ou não?
 
A palavra portuguesa promessa vem do latim pro “para”, e mittere, “enviar”. Uma promessa é algo que uma pessoa ou situação projeta como certa ou como possível; ou então, uma garantia dada de que alguém fará ou dará algo, ou que as circunstâncias proverão algo, de natureza positiva ou negativa. Uma promessa é uma declaração referente ao futuro, que diz: “isto acontecerá”, ou então “tu receberás isto”, ou então “este benefício será teu”. Uma promessa é uma espécie de encontro com o futuro, e usualmente envolve a situação onde um doador outorga algo a um recebedor. (CHAMPLIN, Norman Russell. BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 4ª Ed. São Paulo. Candeia. V.5. 1997.).
Canais das promessas de Deus
Bíblia Sagrada
A Palavra escrita, a profecia maior, parece ser uma das menos citadas atualmente pelos “animadores de auditório” como fonte das divinas promessas; os tais se perdem em chavões, divagações, frases de efeito pré-fabricadas, que parecem ter o único objetivo de, através de manipulação, levar pessoas (as que se deixam manipular) ao delírio.
A Bíblia Sagrada é a principal, mais confiável e digna fonte das promessas de Deus. Quando é lido o salmo primeiro, a identificação é imediata, a aplicação é certa: “aquele que não se deixa controlar pela influência mundana, se apossa da certeza absoluta de que será abençoado”.
É preciso ter muito cuidado com a busca de promessas convenientes a interesses pessoais sem observar o contexto. Uma das grandes verdades bíblicas, é que as promessas e bênçãos de Deus são condicionais, todas elas; abaixo segue alguns exemplos:
  • porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós; é dom de Deus (Ef 2.8) - a fé é ação determinante para a bênção e promessa de salvação;
  •  
  • Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama, e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele (Jo 14.21)  - qualquer um que queira ser amado por Cristo e ver a manifestação dEste em sua vida, terá que amá-lo, guardando os seus mandamentos;
  •  
  • Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo15.7) - para que as orações sejam respondidas com tal presteza, é preciso estar em Cristo e que as palavras dEle estejam na vida daquele que ora;

  • E o SENHOR te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares secos, e fortificará os teus ossos, e serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas não faltam (Is 58.11) - este último é o exemplo perfeito, costuma-se citar o versículo 11 esquecendo-se dos dez anteriores que são cruciais no contexto desta passagem.
                                                                                                                                                                      Há promessas que se aplicam exclusivamente a determinadas personagens bíblicas (Gn 12.1,2) e outras são bem mais abrangentes (Gn 12.13). Há promessas exclusivas para Israel (Ez 37; 8.1-12; Rm 11.1-24), outras para a Igreja (Rm 4.13-17; 8.17; Gl 3.14-29).
 
Palavra pregada
Todo crente é chamado a ser um pregador; principalmente com seu testemunho, seu caráter, com sua vida. Porém, é de vital importância que a palavra anunciada pelos pastores (verdadeiros) e abalizada na Bíblia Sagrada, seja recebida como genuína palavra de Deus; um verdadeiro canal de bênçãos. Toda mensagem fundamentada e extraída das Sagradas Escrituras como resultado de oração, jejum e laborioso estudo, produz fé para tomada de posse das promessas ali contidas “... De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus" (Rm 10.17). 
Profecias provadas pela Palavra escrita, a Bíblia.
Outra forma utilizada por Deus para comunicar algo a seus servos é a profecia. Porém, é preciso muito cuidado nesse particular para não se enveredar pelo caminho da inversão de valores.
Não se pode limitar a ação de Deus a determinada fórmula de atuação. Ele age da forma que quer e à hora que quer; sabemos apenas o porque: para que tudo redunde em louvor de Sua glória e sempre pautado em Sua Palavra (Jr 1.12b).
Algumas “profecias” proferidas no meio pentecostal não passam nem nos exames primários de avaliação bíblica e contextualização, quanto mais se aplicadas técnicas de exegese. A profecia é tratada no Novo Testamento, não somente para “entregar’ promessas a este ou aquele, mas
 
(...) como dom ministerial (Ef 4.11). Concedida apenas a alguns crentes, os quais servem como ministros profetas (...). Como manifestação do Espírito (I Co 12.10), a profecia está potencialmente disponível a todo cristão cheio dEle (At 2.16-18). Capacita o crente a transmitir uma palavra ou revelação diretamente de Deus, sob o impulso do Espírito Santo (14.24,25, 29-31). Tanto no AT como no NT, profetizar não é predizer o primariamente futuro, mas proclamar a vontade de Deus e exortar e levar seu povo a retidão, à fidelidade e à paciência (I Co 14.3). a mensagem profética pode desmascarar a condição do coração de uma pessoa (I Co 14.25), ou prover edificação, consolo advertência e julgamento (I Co 14.3, 25, 3, 26, 31). A Igreja não deve ter como infalível toda profecia desse tipo, porque muitos falsos profetas estarão na Igreja (I Jo 4.1). Daí, toda profecia deve ser julgada quanto à sua autenticidade e conteúdo (I Co 14.29,32; I Ts 5.20,210). Ela deverá enquadrar-se na Palavra de Deus (I Jo 4.1), contribuir para a santidade de vida dos ouvintes e ser transmitida por alguém que de fato vive submisso e obediente a Cristo (I Co 12.3). O dom de profecia manifesta-se segundo a vontade de Deus e não do homem. Não há no NT um só texto mostrando que a Igreja de então buscava revelação ou orientação através dos profetas. A mensagem profética ocorria na Igreja somente quando Deus tomava o profeta para isso (I Co 12.11). (Bíblia de Estudo Pentecostal, pg 1757).

 
As promessas de Deus não devem se aquilatadas por padrões humanos, pois o homem quase sempre promete por interesses; quando estes arrefecem, as promessas daí resultantes falham. Deus é Fiel à Sua Palavra. Ao contrário do egoísmo humano, as promessas de Deus são altruístas, motivadas exclusivamente por seu amor e intermediadas em Cristo. Os homens prometem mentindo, sem condições de cumprir suas promessas. “Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? ou, havendo falado, não o cumprirá?” (Nm 23.19).
As promessas de Deus são verdadeiras e fiéis. Para alcança-las é preciso seguir os caminhos corretos. A Bíblia Sagrada, a Palavra pregada por homens de Deus dignos de confiança e profecias abalizadas biblicamente. A testificação do Espírito Santo no coração do crente será a confirmação final de se ter alcançado uma promessa da parte de Deus (I Pd 1.11; 5.12; I Jo 4.14; 5.7-13; Ap 22.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário