quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Lamentações de Ur "versus" Lamentações de Jeremias

 
 

"Há outros cânticos antigos no estado de espírito desesperado de 'Lamentações'. Aproximadamente 1.500 anos antes, um judeu escreveu o seu lamento sobre a queda de Jerusalém, outro autor lamentou a queda de Ur, uma cidade onde agora é o Iraque. 'As pessoas se amontoam', escreveu o autor de 'A Lamentation over the Destruction of Ur'. 'Cadáveres como gordura colocada sobre o sol... derretendo-se'. O autor de 'Lamentações' descreve condições similares: 'Jazem em terra pelas ruas o moço e o velho', escreveu ele. 'As minhas virgens e os meus jovens vieram a cair à espada' (2:21)."  (Entendendo a Bíblia, p.250)

 

 

Lamentação de Ur

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Lamento de Ur, Lamentação da cidade de Ur ou Oração por Ur é um lamento sumério composto por volta da queda de Ur e da própria cidade na Terceira Dinastia (c. 2000 aC).

Lamentos[editar | editar código-fonte]

Ele contém um (e possivelmente o primeiro) de cinco conhecidos lamentações da cidade da Mesopotâmia, em um canto fúnebre cantada pela deusa protectora, para as cidades arruinadas.
Os lamentos de outras cidades são:
O Livro das Lamentações do Antigo Testamento, ao qual lamenta a destruição de Jerusalém pelo rei da Babilónia, Nabucodonosor II, no Séc. VI aC, é muito semelhante no tema e no estilo das lamentações antes da Mesopotâmia. No Livro de Jeremias, no Livro de Ezequiel e no Livro dos Salmos podem ser encontradas várias lamentações similares. O Salmo 137 (Salmo 137:1-9) é uma canção incluida por Boney M em 1978 em sua música Rivers of Babylon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário