segunda-feira, 14 de outubro de 2013

As 8 maiores religiões do mundo


Corrigindo o §6 da página 11 da apostila de Arqueologia Bíblica: o judaísmo não está entre as três primeiras posições...


Com tantas doutrinas espalhadas pelo mundo, é até difícil adivinhar quais têm os maiores números de seguidores. Por exemplo, uma delas tem seu principal núcleo de praticantes no Brasil. Você sabe qual é? Confira na lista que a SUPER preparou com as principais religiões do mundo:
8. Espiritismo (aprox. 13 milhões de adeptos)Espiritismo não é exatamente uma religião, mas também entra na lista. A sobrevivência do espírito após a morte e a reencarnação são as bases dessa doutrina, que surgiu na França e se expandiu pelo mundo a partir da publicação de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (1857). É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.
7. Judaísmo (aprox. 15 milhões de adeptos)Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos, para onde migraram fugindo da perseguição nazista. Mesmo assim, os judeus representam somente 1,7% da população norte-americana. Enquanto isso, na Argentina, nossos hermanos judeus são 2% da população.
6. Sikhismo (aprox. 20 milhões de adeptos)
Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo.  A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia, e grande parte de seus seguidores ainda vivem na região. Eles representam 1,9% da população da Índia e 0,3% de Fiji.
5. Budismo (aprox. 376 milhões de adeptos)A doutrina baseada nos ensinamentos de Siddharta Gautama, o Buda (600 a.C.), busca a realização plena da natureza humana. A existência é um ciclo contínuo de morte e renascimento, no qual vidas presentes e passadas estão interligadas. Como era de se esperar, essa religião oriental é a principal doutrina em vários países do sudeste asiático, como Camboja, Laos, Birmânia e Tailândia. No Japão, é a segunda maior religião do país: 71,4% da população é praticante (muitos japoneses praticam mais de uma religião e, portanto, são contados mais de uma vez).
4. Religião tradicional chinesa (aprox. 400 milhões de adeptos)“Religião tradicional chinesa” é um termo usado para descrever uma complexa interação entre as diferentes religiões e tradições filosóficas praticadas na China. Os adeptos da religião tradicional chinesa misturam credos e práticas de diferentes doutrinas, como o Confucionismo, o Taoísmo, o Budismo e outras religiões menores. Com mais de 400 milhões de praticantes, eles representam cerca de 6% da população mundial.
3. Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos)
Baseado nos textos Vedas, o hinduísmo abrange seitas e variações monoteístas e politeístas, sem um corpo único de doutrinas ou escrituras. Os hindus representam mais de 80% da população na Índia e no Nepal. Mesmo com tamanha variedade, são apenas a terceira maior religião do mundo. Porém, ostentam um título mais original: o maior monumento religioso do planeta. Trata-se do templo Angkor Wat – depois convertido em mosteiro budista –, que tem cerca de 40 quilômetros quadrados e foi construído no Camboja no século XII.
2. Islamismo (aprox. 1,6 bilhões de adeptos)
A medalha de prata na lista das religiões é dos muçulmanos. Segundo projeções, daqui vinte anos, eles serão mais de um quarto da população mundial. Se esse cenário se concretizar, o número de muçulmanos nos Estados Unidos vai mais do que dobrar e um quarto da população israelense será praticante do islamismo. Além disso, França e Bélgica se tornarão mais de 10% islâmicas.
1. Cristianismo (aprox. 2,2 bilhões de adeptos)
Mesmo com o crescimento de outras religiões, o cristianismo continua sendo a doutrina com mais adeptos no mundo todo. Porém, seus seguidores têm mudado de perfil. Há um século, dois terços dos cristãos viviam na Europa. Hoje, os europeus representam apenas um quarto dos cristãos. Mas, o interessante mesmo é apontar onde o cristianismo mais cresceu no último século: na África Subsaariana. De 1910 para cá, a população cristã da região saltou de 9 para 516 milhões de adeptos.


omentários

Num mundo sem guerras, teríamos chegado neste mundo de dez mil anos trágicos, teríamos chegado a atual civilização em quinhentos anos.
Qualquer leitura histórica sobre o fenômeno da religião só nos coloca perante o horror de rituais absurdos, o terror das perseguições, das opressões e das repressões, o espetáculo execrável e degradante de guerras e lutas, o pesadelo da superstição, da crendice e da ignorância.
Oiced Mocam (na web “Guerras em nome de Deus e do Diabo”)
Reilear
Cristianismo ainda será a maior mesmo com o avanço do Islâ, O problema não é que estão diminuindo os adeptos, mas que eles estão migrando estranhamente, como diz no artigo, o cristinianismo está crescendo em lugares improváveis como a Africa que também está se enchendo de Islamitas, par ser sincero eu tenho medo do que pode acontecer na Asia oriental quando o choque de adeptos do Islã, Budismo, Confucioniusmo gerar uma guerra.
Bob Rasta
O Espiritismo, é sim uma religião Cristã (infelizmente).
Eu preferia que fosse apenas Filosofia e Ciência.
Mas, Kardec achou melhor colocar o lixo da Religião junto, assim sendo ficou FILOSOFIA, CIÊNCIA E RELIGIÃO.
Kardec escreveu o Livro “O Evangelho Segundo o Espiritismo” conta toda a história de Jesus, esse livro é o mais estudado pelos seguidores do Espiritismo.
É bom lembrar que Espiritismo Verdadeiro e Único, é somente aquele que estuda a Decodificação de Kardec, o resto pode ser chamado de Umbanda, Candomblé, ou qualquer outra coisa, menos de Espiritismo.
lorayne
também concordo com a jheniffer.
parem de reclamar au menos tem algo para mostrar
Gabriel
Porque o Cristianismo consiste na crença da ressurreição,enquanto o Espiritismo,na crença da reencarnação e acredito eu,por outros motivos,sei la
Rodrigo
O espiritismo é sim, mas depende da doutrina de cada centro, sem biblia, cultuam sim varias entidades mas ela são apenas degraus para chegar a Deus.
Will
Meu caro amigo, Jardel… “A bisso luto”? Foi sério isso?
Cara, sinto te disser mas depois dessa o português é quem está de LUTO :/
jardel n de sousa
o espiritismo nunca representou ou representara ,Cristo ou mesmo Cristianismo pois o mesmo torce de maneira imoral e vergonhosa os princípios do Criador Soberano e a bisso luto. Pois os homens jamais se aproximaram de Deus por efeito de obras pois as obras que nos levam a Deus são feitas por fê .como resultado de uma nova vida em com trada na morte de CRISTO JESUS COMO FILHO DE DEUS nascidos agora em comunhão com ele
MEU, amigo você precisa entender o que quer dizer nascer de novo como disse Jesus.
Nicodemos Necessário e Nascer de novo da aguá e do Espirito. água quer dizer a palavra de Deus e o Espirito avida que procedi deli.
pedro
nossa amiga Jheniffer ,espiritismo não tem nada a ver com cristianismo
lucas rafael
é a religiao monoteista ?
Juciney Castro
Loucura de quem disse q espiritismo é uma religião cristã.
verdade jheniffer concordo com vc?
isso é uma bosta um lixo de post
Juan
Concordo com o que a Jheniffer falou.
Jheniffer
Acredito que há um erro grotesco nesta lista: o espiritismo é uma religião cristã, por que ele aparece separado do cristianismo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário