segunda-feira, 10 de novembro de 2014

3 critérios básicos da metodologia científica e suas implicações para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso no curso de bacharel em Teologia


3 critérios básicos da metodologia científica e suas implicações para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso no curso de bacharel em Teologia

 
Critério 1   -   neutralidade do conhecimento científico;
 
Critério 2   -   os dados devem ser passíveis de comprovação;
 
Critério 3   -   o conhecimento deve ser cumulativo e servir de ponto de partida para outros experimentos e pesquisas na área.
 
 
A Teologia tem problemas com os dois primeiros critérios, pois não é neutra e suas afirmações, quase sempre, não são passíveis de comprovação. Por isto, a Teologia nunca será considerada uma ciência. Os TCCs acabam sendo trabalhos de Linguística, Antropologia e/ou História com um toque de Teologia, e não o contrário. Ou seja, o produto acadêmico trai as expectativas originais e iniciais do aluno: quer-se falar de Deus com base nas ferramentas teológicas genuínas (Bíblia e Tradição), mas obriga-se a limitar e a encaixar o labor teológico numa área material e objetiva, concreta , empírica e acessecível à razão. O problema é que  o labor teológico (a Teologia) nem sempre se pode limitar e encaixar numa área material e objetiva, concreta e acessível à razão.
Porém estes critérios são, agora, exigências categoriais obrigatórias do pensamento humano, que não aceita mais afirmações dogmáticas soltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário