Sítio internético onde todos os assuntos teológico-eclesiásticos podem aparecer. “Se a Igreja de hoje não reconquistar o espírito de sacrifício de seus primeiros tempos, perderá sua autenticidade, a lealdade de milhões, e será relegada à categoria de um clube social sem importância, sem significação no século vinte.” (Martin Luther King)
quarta-feira, 17 de julho de 2013
A revelação básica nas Escrituras Sagradas, de Witness Lee - Capítulo 5
Capítulo
Cinco
A IGREJA
Leitura
da Bíblia: Mt 16:18; 18:17; 1 Tm 3:15; Ef 2:19; 1 Pe 2:5; Ef 1:22, 23; 3:19b;
2:15; 4:24; Cl 3:10, 11; Ef 5:25, 29, 32; Jo 3:29; Ap 19:7; 21:2,9; 22:17; Ef
6:11,12; 1 Co 12:12,13; At 8:1; 13:1; Ap 1:11-13, 20; 1 Co 3:10,11; Ef 2:20
A
igreja é o objetivo final e máximo de Deus. O objetivo de Deus não é somente
ter muitos cristãos individuais. Seu objetivo é ter uma igreja coletiva que
possa ser Sua casa e o Corpo de Seu Filho. Esta igreja é a expressão de Deus. A
igreja é tanto a família de Deus expressando Deus, o Pai, como o Corpo de
Cristo expressando Cristo como Aquele que é a corporificação do Deus Triúno (Cl
2:9). O que iremos tratar neste capítulo é um extrato da revelação divina com
respeito à igreja no Novo Testamento.
A EKKLESIA
A
igreja
é primeiramente uma ekklesia. Essa palavra grega denota uma congregação
chamada para fora. Nos tempos antigos quando uma cidade chamava seus cidadãos
para uma reunião, aquela congregação era uma ekklesia. O Novo
Testamento, começando com o Senhor Jesus em Mateus 16, usa essa palavra para
indicar a igreja (v. 18). A igreja é uma congregação chamada por Deus para Ele.
Os Irmãos Unidos preferem usar a palavra assembléia. Creio que esta é uma
melhor palavra para se usar, porque a palavra igreja em português tem sido
muito danificada.
Na
minha infância na China, entendíamos a palavra igreja significando um prédio
com uma torre de sino. Para muitos de nós a igreja era um prédio. Hoje, muitas
pessoas pensam o mesmo. Elas dizem que estão indo à igreja, referindo-se a um
edifício. Esse conceito é absolutamente errado. Devemos abandonar esse
pensamento. A igreja não é um edifício sem vida, mas algo orgânico, cheio de
vida.
A
igreja é uma assembléia de pessoas vivas, não um edifício físico sem vida.
Entretanto, considerar a igreja meramente como uma congregação chamada para
fora, uma assembléia, é ainda superficial. Pode haver uma congregação, uma
assembléia, porém sem vida. Hoje existem muitas grandes congregações em nossa
sociedade, as quais estão sem a vida divina.
A CASA DE DEUS
A
igreja é também a casa de Deus (1 Pe 2:5). Com isso não queremos apenas dizer
que a igreja é a habitação de Deus. Esta palavra grega oikos não somente
significa a casa, a habitação, mas também o lar. Oikos quer dizer tanto
casa como os familiares, a família, que compõe o lar; assim, ela também pode
ser traduzida por família (Ef 2:19).
O
lugar de habitação de Deus hoje na terra é a igreja, e Deus, como um grande
Pai, tem uma família, a qual é a igreja. Para nossa vida familiar temos uma
casa e dentro da casa temos a família. Para nós a casa é uma coisa, e família é
outra; a casa é o prédio e a família são as pessoas que vivem ali. A casa de
Deus é a família de Deus, entretanto, são o mesmo. A casa é a família e a
família é a casa.
Nós,
como a igreja, somos a casa de Deus, o lugar de habitação de Deus. Ao mesmo
tempo, somos a família de Deus. Tanto a casa de Deus como a família de Deus são
uma única entidade, isto é, um grupo de regenerados, os chamados, habitados
pelo próprio Deus. Estes chamados, que foram regenerados por Deus com Sua vida
e que estão sendo habitados por este Deus vivo com tudo o que Ele é, são tanto
o lugar de habitação de Deus como a Sua família. Isso é mais do que uma
assembléia. Isso é diferente de um grupo de pessoas ou organização de pessoas.
Isso é algo orgânico —orgânico na vida divina, orgânico na natureza divina e
orgânico no Deus Triúno.
Alguns
enfatizaram muito a ekklesia, mas não prestaram muita atenção ao aspecto
orgânico da igreja. Eles não disseram muito acerca da igreja como a família de
Deus. Devemos perceber, porém, que a igreja é orgânica; ela é a casa viva de
Deus. Paulo diz que a igreja é a casa do Deus vivo (1 Tm 3:15) e que esta casa
cresce (Ef 2:21). A sua casa cresce? As nossas casas não crescem. Elas
desvalorizam-se. Mas a casa de Deus cresce! Para que algo cresça ele precisa
ser vivo. Qualquer coisa sem vida não pode crescer. Tudo o que cresce é
orgânico, com vida. Aleluia! nós estamos crescendo!
Em
1964 fui a Plainview, Texas, visitar um pequeno grupo de santos. E, em 1965 fui
a Waco, Texas, visitar outro pequeno grupo. Sem fé, eu teria ficado
completamente desapontado. Quando as notícias chegaram em Nova Iorque, um amado
irmão com quem eu tinha servido por vários anos disse a outro irmão que ele não
cria que estes pequenos grupos no Texas durariam. Em 1968 fui para Lubbock. Não
vi uma igreja grande; antes, vi algo que precisava de muita fé. Pela Sua
misericórdia tive aquela fé. Então os santos no Texas mudaram-se para Houston
em 1969, e fui visitá-los. A situação ali era um tanto encorajadora, mas não
tanto assim. Minhas visitas a Irving, entretanto, em 1982 e 1983 deixaram-me
animado. Houve muito crescimento entre as igrejas no Texas porque a igreja é
algo vivo. Ela é a casa viva do Deus vivo. Não é algo de organização, mas de
vida; assim, seu crescimento é pela vida.
O CORPO DE
CRISTO
A
casa de Deus, a família de Deus, é orgânica, mas, num certo sentido, ela não é
tão orgânica como o Corpo. A igreja é o Corpo de Cristo. Um grupo de cristãos
pode ser uma assembléia, mas pode não ser na realidade a casa de Deus porque
eles não vivem no espírito. Eles podem dizer que são o Corpo de Cristo, mas na
realidade podem não ser, porque ainda estão vivendo na vida natural. Se vivemos
em nossa vida natural, não somos o Corpo de Cristo.
Quando
jovem, ouvi sobre dois ou três presbíteros que se reuniram para conversar acerca
de alguns assuntos em sua assim chamada igreja. No final, um jogou sua Bíblia e
outro levantou-se e saiu. Aquilo era o Corpo? Aquilo não era o Corpo, mas a
carne caída.
Que
é o Corpo? Olhe para si mesmo. Seu corpo é a maior parte de seu ser. Nada pode
ser seu corpo, a não ser você mesmo. Uma prótese dentária não é parte do seu
corpo; ela é algo extra, sem nenhuma vida. Os nossos dentes verdadeiros estão
unidos ao nosso corpo, não por meio de organização, mas por meio de vida. Eles
crescem organicamente no corpo. Um membro de seu corpo é orgânico; ele cresce
em uma união orgânica com o corpo. O que quer que não esteja em união orgânica
com seu corpo é estranho a ele.
Da
mesma forma, o Corpo de Cristo é um organismo, não uma organização. Uma
plataforma, por exemplo, consiste em pedaços de madeira organizados e
ajustados. O corpo de um homem, por outro lado, não é organizado, mas orgânico,
cheio de vida.
A
igreja não somente é a família viva de Deus, o Pai, mas muito mais, é um
organismo vivo de Cristo, a Cabeça. O cristianismo caiu num estado onde há
organização em vez de vida. Há milhões de cristãos na terra. Eles foram
perdoados por meio da redenção de Cristo, lavados pelo Seu precioso sangue e
regenerados pelo Espírito Santo; eles são filhos de Deus e membros de Cristo.
Todavia, na realidade, em sua vida e serviço o que se vê é uma organização, não
um organismo. Cristo é orgânico, mas "ismo" não é. Qualquer tipo de
"ismo", incluindo cristianismo e até mesmo "igreja-localismo",
é uma organização.
A
igreja deve ser somente orgânica, um organismo cheio da vida de Cristo. O que
quer que você faça tem de ser proveniente da vida interior. Você é vivo. Você
tem Cristo como a corporificação do Deus Triúno vivendo em você. Não se mova
por si mesmo. Mova-se por Ele. Não aja por você mesmo. Aja por Ele. Um dia,
quando pretendi visitar um irmão, fui impedido porque percebi que Cristo não
estava indo visitar aquele irmão. Era somente eu, o eu natural, o bom eu, o eu
com boas intenções; era totalmente eu mesmo, não Cristo. Então orei, dando ao
Senhor minha posição, minha base e tudo pertencente àquela visita. Daí o Senhor
começou a ir comigo. Existem muitos que amam o Senhor e são devotados a Ele e,
todavia, não percebem que sua vida natural deve ser colocada de lado.
No
novo homem, a igreja, "não pode haver grego nem judeu,circuncisão nem
incírcuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém, Cristo é tudo e em
todos" (Cl 3:10, 11). "Tudo" aqui indica pessoas. Dizer que
Cristo é tudo quer dizer que Ele é você, Ele é eu mesmo, e Ele é cada um na
igreja. Dizer que Cristo está em todos quer dizer que Ele está em cada um na
igreja. O novo homem, a igreja, não é chinês, japonês, francês, inglês, alemão
ou americano. O novo homem é Cristo. Portanto, quando agimos como os chineses,
japoneses, filipinos, americanos, ingleses, alemães, franceses ou italianos, já
não somos a igreja. No novo homem não há judeu nem grego. Na realidade, no novo
homem não pode haver nenhum judeu ou grego. Não pode haver nenhum chinês ou
japonês. No novo homem não pode haver nenhum branco ou negro. Se ainda quer ser
negro ou branco, você está acabado para o Corpo de Cristo. A igreja é um
organismo. Portanto, devemos agir em nosso espírito, repudiando totalmente
nossa vida natural.
A PLENITUDE
(EXPRESSÃO) DAQUELE QUE A TUDO ENCHE EM TODAS AS COISAS
Muitos
cristãos não entendem o que a palavra plenitude quer dizer em Efésios 1:23 e
3:19. Eles pensam que a palavra plenitude quer dizer riquezas. Efésios 1:23 diz
que a igreja "é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas
as cousas." Gramaticalmente "a plenitude" está em aposição a
"seu corpo"; isto quer dizer que o Corpo é a plenitude e a plenitude
é o Corpo. Plenitude não quer dizer as riquezas. Em Efésios, as riquezas
insondáveis de Cristo são mencionadas em 3:8. Temos de diferençar entre as
riquezas e a plenitude. Os Estados Unidos têm supermercados cheios das riquezas
da América. As riquezas da América são seus produtos, mas a plenitude da
América é um americano robusto. Essa plenitude é a expressão.
A
plenitude provém das riquezas. Entretanto, se nós não comemos e digerimos as
riquezas, podemos tê-las sem ter a plenitude. As riquezas resultam na plenitude
pelo comer e digerir. Se não comemos e digerimos as riquezas, permaneceremos
magros e pequenos. Da mesma forma, a igreja não é somente o Corpo de Cristo,
mas também a plenitude, a expressão, que resulta do desfrute das riquezas de
Cristo.
Essa
plenitude é a expressão do próprio Cristo universal, que enche tudo em todas
as coisas. Colossenses 3:11 diz que Cristo é tudo e em todos. "Tudo"
e "todos" neste versículo, referem-se a pessoas. Em Efésios 1:23,
entretanto, o "tudo em todas as coisas" que Cristo enche é algo
universal. Cristo é ilimitado (Ef 1:23; 3:18). As dimensões do universo são na
realidade as dimensões de Cristo. Quão longo é o comprimento? Quão alta é a
altura? Quão profunda é a profundidade? Quão larga é a largura? Ninguém pode
dizer. As dimensões de Cristo em Efésios 3:18 são insondáveis e ilimitadas.
Essas dimensões são a descrição de Cristo.
Cristo
enche tudo em todas as coisas, e nós, a igreja, pelo desfrutar de Suas
riquezas, finalmente nos tornamos Sua plenitude. Se eu tivesse somente uma
cabeça, sem um corpo, não teria plenitude. Esta plenitude é minha expressão.
Temos de perceber que a igreja como o Corpo de Cristo é a plenitude de Cristo
como Sua expressão.
A PLENITUDE (EXPRESSÃO) DE DEUS
Em
Efésios 3:19, a Versão IBB Revisada de João Ferreira de Almeida, diz:
"Para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus". Somos
enchidos até toda a plenitude de Deus. Somos enchidos, resultando em uma
expressão de Deus. Plenitude aqui quer dizer expressão. Paulo disse que ele
orou para que o Pai nos fortalecesse com poder mediante Seu Espírito no homem
interior para que Cristo pudesse fazer Sua morada em nosso coração, e que
pudéssemos conhecer as dimensões de Cristo — a largura, o comprimento, a altura
e profundidade — para que pudéssemos ser enchidos até resultar na plenitude de
Deus, a expressão de Deus (Ef 3:14-19).
Todo
o livro de Efésios trata da igreja. Ela é a casa ou a família de Deus (2:19),
ela é o Corpo de Cristo (1:23), e ela é a plenitude como a expressão de Cristo
e de Deus (1:23; 3:19). De acordo com o capítulo três, a igreja pode ser tal
expressão, não somente de Cristo, mas também de Deus, quando Cristo faz Sua
morada em nosso coração para que possamos experimentar as Suas riquezas
insondáveis. Enquanto estamos desfrutando Dele de tal forma, somos enchidos
com todas as riquezas de Cristo, resultando numa expressão de Deus.
A
igreja hoje deve ter tal expressão, resultante do rico desfrute das riquezas
insondáveis de Cristo. Temos muito encargo pela situação entre os cristãos.
Onde há uma expressão de Deus? Espero que entre nós haja tal expressão. Todos
precisamos orar por nós mesmos assim como Paulo orou por nós em Efésios 3.
Devemos dobrar os joelhos perante o Pai para que Ele nos fortaleça no nosso
homem interior, para que Cristo faça Sua morada em nosso coração,
estabelecendo-se plenamente em cada "avenida", em cada parte de nosso
ser interior. Então podemos desfrutar do Seu amor, e podemos tocar e possuir as
Suas dimensões. Seremos enchidos com Ele até a plenitude de Deus, a expressão
de Deus. Isso não é somente uma assembléia ou uma congregação de cristãos
chamados para fora. Isso é um grupo de pessoas plenamente possuídas por Cristo
e desfrutando-O ao máximo, sendo saturadas por Ele e enchidas com Ele a tal
ponto que elas tornam-se uma expressão de Deus.
O
que quer que comamos, isso expressamos. Quando jovem, às vezes ia visitar meus
avós que viviam à beira-mar. Freqüentemente comiam peixe, enquanto que a nossa
família raramente comia peixe. Sempre que ia à casa de meus avós, eu não
cheirava outra coisa a não ser peixe. Um dia perguntei a minha mãe por que
todos ali cheiravam a peixe. Ela replicou: "Você não sabe que eles comem
peixe todos os dias? É por isso que cheiram a peixe!" O que quer que comamos,
tornamo-nos e expressamos isso.
Quando
comemos Jesus, nós exalamos Seu perfume (2 Co 2:15), O expressamos, e nos
tornamos Ele. Que é a igreja? A igreja é a expressão do próprio Cristo a quem
comemos. Toda a plenitude da deidade está corporificada neste Cristo, e este
mesmo Cristo é nosso pão da vida (Jo 6:48). Ele disse: "Quem de mim se
alimenta, por mim viverá" (Jo 6:57). Quando comemos Cristo, vivemos por
Ele. Este Cristo é a corporificação do Deus Triúno; quando comemos Cristo,
comemos o Deus Triúno. O nosso Salvador, Jesus Cristo, a corporificação do Deus
Triúno, é o nosso maná diário, o nosso alimento diário. Nós O comemos, então O
expressamos. Essa expressão é a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as
coisas. Por fim, essa é plenitude do Deus Triúno. Podemos ser tal expressão por
comer Jesus. Deixe-O saturar todo o seu ser. Deixe-O estabelecer-se em cada
sala, cada avenida, e cada canto de seu interior — em sua mente, sua emoção,
sua vontade, sua consciência, sua alma e em seu espírito; em seu amar, suas
decisões, sua intenção e sua motivação. O que quer que você faça, deve ser
enchido com Cristo.
Comer
Jesus é simplesmente tomá-Lo para dentro de nós e deixá-Lo ser assimilado para
dentro de nosso ser. Comer significa receber alimento para dentro de nosso ser;
comer Jesus significa recebê-Lo para dentro de nosso ser. O resultado do nosso
comê-Lo é a plenitude Daquele que a tudo enche em todas as coisas e também do
próprio Deus Triúno. Esta plenitude é a igreja. A igreja não é somente uma
assembléia, nem é somente a casa de Deus, a família de Deus; ela é também o
Corpo, um organismo dessa Pessoa viva, o qual finalmente torna-se Sua plenitude
e a plenitude do Deus Triúno.
O NOVO HOMEM
Efésios
2:15 diz que Cristo por meio da cruz "aboliu na sua carne a lei dos
mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um
novo homem." Então em Efésios 4:22-24 é-nos dito para despojar-nos do
velho homem e revestir-nos do novo homem. Este novo homem é o Corpo de Cristo.
Revestir-se do novo homem quer dizer viver uma vida por meio do Corpo. Antes de
nossa salvação estávamos vivendo no velho homem, na velha sociedade, mas agora
somos membros de Cristo, vivendo em Seu Corpo. Devemos despojar-nos do velho
homem com a velha vida social, e devemos revestir-nos do novo homem, a igreja.
Neste novo homem não há nada natural, nada judeu, nada grego, nada de posição
social; todos estão cheios de Cristo, assim Cristo é tudo e Cristo está em
todos (Cl 3:10, 11). Não há nada além de Cristo no novo homem. A nossa vida é
Cristo, nosso viver é Cristo, nossa intenção é Cristo, nossa ambição é Cristo,
nossa vontade é Cristo, nosso amor é Cristo, e tudo o mais relacionado a nós é
Cristo. Ele satura todo o nosso ser.
Esse
novo homem, de acordo com Efésios 4:17-32, vive uma vida pela graça e verdade.
Esses são os dois fatores principais no viver de tal novo homem para cumprir o
propósito de Deus. Deus necessita de um novo homem nesta terra para cumprir o
Seu propósito, para levar a cabo Sua intenção.
A
NOIVA DE CRISTO
Em
Efésios 5 temos a igreja como a noiva de Cristo (vs. 25, 29, 32; ver também Jo
3:29; Ap 19:7; 21:2, 9; 22:17). Cristo deu-se na cruz não somente por você e
por mim individualmente, mas para a igreja. Quando pensamos acerca da morte de
Cristo, normalmente consideramos somente a nós mesmos individualmente. Sim,
Cristo nos amou e morreu na cruz por cada um de nós, mas Sua morte foi
principalmente para a igreja.
Cristo
também alimenta e cuida da igreja com carinho (v. 29). Alimentar é nutrir.
Cuidar com carinho é envolver com cuidado amoroso, cheio de calor, como uma mãe
segurando seu filho junto ao peito. Cristo trata Sua igreja dessa maneira
supridora e carinhosa.
O
grande mistério mencionado em 5:32 refere-se a Cristo e à igreja. O capítulo 5
refere-se ao amor (vs. 2, 25) e à luz (vs. 8, 9, 13). Amor é a fonte da graça e
luz é a fonte da verdade. Quando a luz brilha, ali está a verdade. Quando o
amor é expresso, ali está a graça. No capítulo quatro, a igreja como o novo
homem, experimenta graça e verdade, mas no capítulo 5 a noiva que satisfaz
Cristo experimenta algo mais profundo e mais elevado, isto é, amor e luz. Como
o novo homem, a igreja cumpre o propósito de Deus. Como a noiva, a igreja
satisfaz o desejo de Cristo. Ele é o Esposo e a igreja é Sua esposa,
satisfazendo o desejo de Seu Esposo.
A GUERREIRA
No
capítulo quatro o novo homem cumpre o propósito de Deus. No capítulo cinco a
noiva satisfaz o desejo do coração de Cristo. Agora, no capítulo seis, a igreja
como a guerreira luta contra o inimigo de Deus (vs. 10-17).
SEU ASPECTO
UNIVERSAL
O
aspecto universal da igreja é mencionado em Mateus 16:18. Quando Pedro
reconheceu que o Senhor Jesus era o Cristo e o Filho de Deus, o Senhor disse a
ele que Ele edificaria Sua igreja sobre esta rocha. A igreja aqui é universal,
compreendendo todos os crentes de todos os tempos e em todos os lugares,
incluindo Paulo, Pedro, e todos os santos ao longo destes vinte séculos (1 Co
12:13).
SEU ASPECTO
LOCAL
O
aspecto local da igreja é referido pelo Senhor Jesus em Mateus 18:17. O Senhor
Jesus nos quatro Evangelhos menciona a igreja somente duas vezes: uma vez em
Mateus 16:18, referindo-se a seu aspecto universal, e a segunda vez em Mateus
18:17, referindo-se a seu aspecto local.
Em
Mateus 18 o Senhor Jesus disse que se temos algum problema que não podemos
resolver, devemos dizer isso para a igreja. Isso refere-se à igreja em uma
certa localidade. Seria difícil contar um problema para a igreja universal.
Hoje, muitos cristãos que amam ao Senhor preocupam-se somente com a igreja
universal. No conceito deles, contanto que sejam membros do Corpo de Cristo, isso
é suficiente; mas perguntaríamos, praticamente falando, onde está a igreja
deles? Se temos algum problema que para ser resolvido necessita da ajuda da
igreja, aonde iremos? Temos de ter uma igreja local da qual sejamos parte, da
qual podemos obter ajuda e à qual podemos ir com os nossos problemas.
As
Igrejas Locais
Universalmente,
a igreja é uma, mas localmente, as igrejas são muitas. Em Atos 8:1 há a igreja
em Jerusalém. Em Atos 13:1 (VRC) há a igreja em Antioquia. Em seguida há
igrejas mencionadas em Atos 14:23 e 15:41; aqui a palavra igrejas é usada
porque havia várias cidades nestas regiões. Em Romanos 16:1 há a igreja em
Cencréia. Há a igreja em Corinto (1 Co 1:2). Em Gaiatas 1:2 temos as igrejas na
Galácia; havia muitas, porque a Galácia era uma província do antigo Império
Romano com muitas cidades. Em Apocalipse 1:4 e 11 há as sete igrejas na Ásia. A
Ásia também era uma província.
Apocalipse
1:11 diz: "O que vês, escreve em livro e manda às sete igrejas: Efeso,
Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sar-des, Filadélfia e Laodicéia." Este
versículo revela que uma igreja é equivalente a uma cidade. Escrever para a
igreja em Efeso quer dizer escrever para a cidade de Efeso. Estas são igrejas
locais. Igreja local não é um termo usado como um nome, mas ele descreve o fato
de haver uma igreja em uma cidade. A igreja não tem um nome, assim como a lua
não tem um nome. Não há tal coisa como lua americana ou lua chinesa. A lua na
China é a mesma lua como em outros países. Quando ela está sobre a China, ela é
a lua na China. Quando ela está sobre a Inglaterra, ela é a lua na Inglaterra.
Ela é uma única lua. Da mesma forma, a igreja é uma; ela é única. A igreja é
tanto local como universal.
Os
Candelabros
Essas
igrejas locais são candelabros. Um candelabro é a corporificação do Deus
Triúno. Como sabemos disso? Primeiro, a substância do candelabro é ouro,
significando Deus, o Pai, e a natureza divina. Então, o candelabro tem um
formato; ele não é somente uma massa informe de ouro, mas tem uma forma
definida. Isso significa Cristo como a própria corporificação de Deus.
Terceiro, as sete lâmpadas são os sete olhos do Cordeiro e os sete Espíritos de
Deus (Ap 5:6; 4:5 - IBB - Rev.). As sete lâmpadas como os sete Espíritos de
Deus são a expressão do Deus Triúno. O Espírito é a expressão, o Filho é o
formato, a forma, e o Pai é a substância da igreja como o maravilhoso
candelabro.
Dizer
que a igreja é a corporificação do Deus Triúno não é fazer a igreja uma parte
da deidade, um objeto de adoração. Queremos dizer que a igreja é uma entidade
nascida de Deus (Jo 1:12, 13), possuindo a vida de Deus (1 Jo 5:11, 12), e
desfrutando a natureza de Deus (2 Pe 1:4). A igreja tem a substância divina,
possui a semelhança de Cristo e expressa o próprio Deus. Desde que nascemos de
Deus, nós certamente temos a vida de Deus e possuímos a Sua natureza, e
desfrutamos esta vida e natureza todos os dias. Estamos aprendendo por Sua
misericórdia e graça a não viver por nossa vida natural, mas por meio da vida e
natureza divinas. Enquanto estamos sendo assim transformados, haverá a
plenitude, a expressão, a forma, a aparência de Cristo, e estaremos brilhando,
não por nós mesmos, mas pelo Espírito sete vezes intensificado.
A
igreja é a corporificação do Deus Triúno para expressá-Lo. Nós, como membros de
Cristo, somos os filhos de Deus nascidos Dele, tendo Sua vida e possuindo Sua
natureza. Estamos fazendo o melhor para viver por esta vida e natureza, para
que possamos ser enchidos e saturados com este rico Cristo a fim de
tornarmo-nos Sua expressão por meio do Espírito sete vezes intensificado.
Isso
é uma igreja local. Ela não é somente uma assembléia exterior. Ela é algo
interior, de vida, contudo, expressando o próprio Deus. Queridos santos, este
é o objetivo de Deus.
Seu
Conteúdo — o Cristo Pneumático
O conteúdo da igreja é o Cristo pneumático. Grandes mestres na história da igreja
primitiva usaram tal termo. Isso
quer dizer que Cristo é idêntico ao pneuma, ao Espírito. Não conseguimos
explicar isso, todavia isso é um fato. Hoje você e eu estamos vivendo Cristo.
Cristo não é somente nossa vida interior, mas também nosso viver exterior.
Paulo disse: "Para mim o viver é Cristo" (Fp 1:21a). Nós vivemos
Cristo. Ele não é meramente o Cristo objetivo sentado no trono; esse Cristo que
está no trono à destra de Deus está simultaneamente dentro de nós.
Como
Cristo pode estar no trono nos céus e também estar dentro de nós? Romanos 8:34
nos diz claramente que Cristo está à destra de Deus, mas o versículo 10 do
mesmo capítulo diz: "Cristo está em vós". No mesmo capítulo, um
versículo nos diz que Cristo está nos céus e outro versículo nos diz que Cristo
está em nós.
A
eletricidade nos proporciona uma boa ilustração de como isso pode ser. A luz em
uma sala vem da eletricidade. Essa eletricidade está ao mesmo tempo na usina
elétrica e na sala. Há uma corrente de eletricidade. Essa corrente conecta a
usina elétrica ao prédio. Similarmente, Cristo é "elétrico", pneumático.
Há uma corrente do trono de Deus para o nosso espírito. Aleluia! O nosso
espírito está todo conectado ao trono celestial, assim como as luzes em uma
sala estão todas conectadas à usina elétrica pela corrente interior de
eletricidade. A corrente de eletricidade é simplesmente a própria eletricidade.
A corrente é a eletricidade em movimento. A eletricidade que se move é a
corrente. Cristo é o pneuma que se move. Essa corrente que se move é
chamada por João, em sua primeira epístola, de comunhão (1 Jo 1:3). A comunhão
é a corrente de Cristo. Cristo está circulando, movendo-se. Carecemos de
expressão humana para descrever algo tão misterioso e profundo. A eletricidade,
entretanto, pode ajudar-nos a ilustrar tal assunto misterioso, abstrato.
O
nosso Cristo é a corrente de eletricidade. O nosso Cristo é a circulação
sangüínea em Seu Corpo. Ele é a própria comunhão entre Deus e nós, e entre
todos os filhos de Deus. A corrente é o Cristo pneumático e este Cristo pneumático
é o próprio conteúdo da igreja. Cristo, que é o Espírito que dá vida (1 Co
15:45 - lit.), está sempre se movendo para infundir a Si mesmo para dentro de
nós. O propósito da corrente elétrica é infundir eletricidade para dentro das
lâmpadas para que todas elas possam expressar a luz da eletricidade. Esse Cristo
pneumático está movendo-se em nós com o propósito de infundir-se para
dentro de nós para que possamos expressar a Sua vida. Todos fomos batizados
Nele e agora estamos bebendo Dele (1 Co 12:13).
SEU FUNDAMENTO
O
fundamento da igreja é Cristo, revelado e ministrado por intermédio dos
apóstolos e profetas. Efésios 2:20 fala do fundamento dos apóstolos e profetas.
Esse fundamento é o próprio Cristo que eles ministraram a outros. Paulo disse
que Cristo era o único fundamento, o qual ele havia lançado. Ninguém pode
lançar outro fundamento (1 Co 3:10, 11). O Cristo, que é o fundamento da
igreja, é o Cristo único, revelado e ministrado pelos primeiros apóstolos, como
registrado no Novo Testamento.
Devemos
ficar com esse Cristo. Não devemos tomar "outro Cristo". Quão gratos
somos ao Senhor por que Ele tem guardado Sua Santa Palavra nesta terra, e que
sob Sua soberania ela tem sido traduzida para tantas línguas! Que misericórdia!
Se não houvesse a Bíblia nesta terra, que era tenebrosa seria esta. Aleluia,
temos a Bíblia! Isso é certamente a lâmpada brilhando em um lugar escuro (2 Pe
1:19). Ela tem-se tornado a luz do nosso caminho (SI 119:105) e nós estamos
andando nesta luz — a luz da Bíblia.
SUA BASE
A
Primeira Epístola aos Coríntios 3:11 diz que não há outro fundamento que possa
ser lançado exceto o único fundamento, Cristo. Antes que uma fundação seja
lançada, entretanto, uma casa deve ter um terreno no qual ela possa ser
construída. O lote é a base sobre a qual o fundamento é construído. Então a
casa é construída em cima do fundamento. A estrutura é construída sobre o
fundamento e o fundamento é lançado sobre a base.
A
Igreja Católica alega que o seu fundamento é Cristo. As Igrejas Metodista e
Prebisteriana também alegam que o fundamento delas é Cristo. Todas as
denominações fazem esta mesma afirmação. O fundamento delas, entretanto, está
edificado sobre diferentes bases. A Igreja Presbiteriana está edificada sobre
Cristo na base Presbiteriana. A Igreja Batista está edificada sobre Cristo, mas
na base da imersão na água deles. Os metodistas têm uma base metodista sobre a
qual Cristo como o fundamento deles está edificado. As várias denominações
seguem o mesmo caminho. Elas edifícam sua denominação em Cristo mas na base
particular delas.
Nós
não gostamos de criticar, mas temos de falar a verdade. Fico pesaroso porque a
Igreja Batista Sulina somente reconhece aqueles que são imersos na água deles e
pelos pastores deles. Se alguém foi imerso em outro lugar, eles não o deixarão
juntar-se a eles a menos que ele aceite a imersão deles feita pelo pastor
deles. Isso faz da imersão Batista a base e os torna uma facção, uma
denominação. A Igreja de Cristo tem uma prática similar, exceto que eles crêem
na regeneração batismal, que a água deles pode regenerar aqueles que são
batizados nela.
Antes
de vir a Dallas em 1966, fui convidado por um irmão em Los Angeles para jantar
em sua casa. Enquanto estávamos comendo, um irmão perguntou-me se cria no
batismo pela água. Eu disse: "Creio no batismo pela água e no batismo pelo
Espírito também." Ele imediatamente começou a argumentar que não havia tal
coisa de batismo pela água na Bíblia. Era cristão há quarenta anos e nunca tinha
ouvido nenhum cristão dizer que no Novo Testamento não há batismo pela água.
Quando citei a ele João 3:5 acerca de ser nascido da água e do Espírito, ele
disse que a água ali era a água do ventre materno! Para ele, todos devem
primeiramente nascer de sua mãe, o que é significado pela água, e então ele tem
de nascer do Espírito. Eu nunca tinha ouvido tal explicação. O conceito era tão
absurdo que senti que não havia necessidade de falar.
Na
manhã seguinte voei para Dallas. A noite tive uma reunião ali. Enquanto eu
estava falando, uma mulher ousada perguntou-me acerca do batismo pela água.
Descobri que ela era da Igreja de Cristo e que era totalmente pelo batismo na
água deles. Em Los Angeles alguém fora totalmente contra o batismo pela água, e
no dia seguinte em Dallas havia alguém totalmente a favor do batismo pela água.
Tal é a situação de hoje. Pessoas edifícam uma assim chamada igreja sobre a
base deles.
Todas
as diversas denominações vieram à existência nas suas diversas bases. Seus
vários nomes — Presbiterianas, Batistas, Episcopais, Luteranas, Metodistas,
Pentecostais e outras — são as bases sobre as quais edifícam suas igrejas. Em
que base você está edifícado? Não diga em Cristo. Todo cristão diz isso.
Qualquer que seja a denominação ou grupo a que você vai, eles dirão que o
fundamento deles é Cristo. Mas, e quanto a base onde o fundamento é lançado?
Qual
é a nossa base? A base do início da era cristã, desde o tempo dos apóstolos, é
a única unidade do Corpo de Cristo, mantida e expressada em cada igreja na sua
localidade (Ap 1:11). Isso quer dizer que nós, cristãos, em qualquer localidade
que estejamos, nos reunimos para ser a igreja ali. Não temos outra base além
daquela da única unidade do Corpo de Cristo. Uma igreja local é uma expressão
da igreja universal. A igreja universalmente é uma, e este único Corpo de
Cristo é expressado em muitas localidades. Em toda localidade onde há vários
santos, esses santos devem reunir-se como a igreja ali, não para tomar a base
do batismo por imersão, falar em línguas, o presbitério, um método, o sistema
episcopal, ou alguma base exceto aquela de ser um com
todos
os outros reunindo-se ali como a expressão local do Corpo de Cristo.
Essa
unidade deve ser a base na qual somos edificados. Não devemos ser sectários;
não devemos ser exclusivos. Temos de ser todo-inclusivos, abertos e amando
todos os queridos santos. Contanto que sejam cristãos, eles são nossos irmãos.
Os nossos irmãos foram dispersos para muitas denominações. Apesar disso, nós
ainda os amamos. Não devemos ter uma atitude ou um espírito de luta, oposição
ou debate. Isso é errado. Devemos sempre manter um espírito e uma atitude de
amar todos os cristãos. Desde que carreguem o nome de cristão e creiam no
Senhor Jesus, eles são nossos irmãos e irmãs. Nas igrejas locais não temos
nenhuma parede. Não temos nenhuma cerca. Consideramos todos os queridos
cristãos como nossos irmãos.
PREGAR
O EVANGELHO, APRESENTAR
A
VERDADE E MINISTRAR VIDA
COMO
O TESTEMUNHO DE JESUS
Devemos
aprender a verdade, crescer em vida, e sair para contatar as pessoas. O que
dissermos dependerá do nosso discernimento. Se a pessoa não é salva, pregaremos
o evangelho. Se descobrimos que ela é cristã, podemos apresentar a verdade que
temos aprendido. Cristãos apreciam muito a verdade. Talvez possamos apresentar
a verdade da transformação como em 2 Coríntios 3:18. Então, se possível,
podemos ministrar vida a ela testemunhando, dizendo a ela como recebemos Cristo
e como nós O experimentamos como vida. Um testemunho ministrará vida às
pessoas. Não espere trazer as pessoas para a reunião para que a igreja aumente.
Deixe o assunto do aumento nas mãos do Senhor. O nosso testemunho não é um
grande número. O nosso testemunho é um grupo de santos vivendo no espírito,
andando de acordo com o espírito, e sendo a expressão viva de Jesus na família,
na escola, no trabalho e na vida da igreja. O nosso encargo é apresentar o
evangelho para os não-sal-vos, a verdade para os salvos, e vida aos que a buscam.
Deixe
o
assunto da igreja com o Senhor. Deixe cada pessoa escolher por si mesma de
acordo com o seu discernimento. Ninguém pode controlar o cristianismo de hoje.
Ele é grande demais. Temos de perceber a nossa pequenez. Nós devemos viver
Cristo e andar no espírito, sendo o testemunho vivo Dele. Desse modo seremos um
benefício para todos aqueles que contatamos. Não devemos esperar que eles
venham à nossa reunião. Se eles quiserem vir, é claro que não os rejeitaremos.
Espero que estejamos todos claros acerca de onde nos posicionamos e como
praticamos a vida da igreja. Que o Senhor abençoe a todos nós.
SÉRIE HISTÓRIA DA TEOLOGIA: 17 de julho na história da Teologia
17 de julho é o 198.º dia
do ano no calendário gregoriano (199.º em anos bissextos). Faltam 167 para
acabar o ano.
Eventos
históricos
180 - Doze habitantes de Sílio, na Numídia
(Norte da África), são executados por serem cristãos. É a primeira vez que há
relatos sobre cristãos nessa região.
Nascimentos
1853 - Alexius Meinong,
filósofo austríaco (m. 1920).
1894 - Georges Lemaitre,
padre, astrônomo e físico belga (m. 1966).
1918 - Ivo Antônio
Calliari, religioso brasileiro (m. 2005).
Falecimentos
855 - Papa Leão IV.
1566 - Bartolomé de las
Casas, frade dominicano, cronista, teólogo e bispo de Chiapas (México) (n.
1474).
1794 - Teresa de Santo
Agostinho, beata carmelita francesa, priora das Carmelitas de Compiègne (n.
1752)
2004 - Agenor Miranda,
babalorixá escritor brasileiro.
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