Juan Luis Ruiz de la Peña ( Vegadeo , Asturias , 01 de outubro de 1937 - 27 de setembro de 1996 ) foi um teólogo espanhol , irmão de professores Juan Ignacio e Alvaro Ruiz de la Peña.
Biografia
Com a eclosão da Guerra Civil , sua família, católico e conservador partiu de Oviedo , a oeste das Astúrias, em busca de refúgio. Na conclusão da guerra, Juan Luis realizado o ensino médio no Colégio Hispania, Oviedo. Em janeiro de 1954, ele entrou para o Seminário de Oviedo e foi ordenado sacerdote em 1961. Posteriormente, continuou seus estudos em Roma, na Universidade Gregoriana , onde foi professor na jesuíta Juan Alfaro . Ele também estudou no Pontifício Instituto de Música Sacra , com especialização em piano e órgão.
Ele foi nomeado professor de Escatologia , dando aulas de Antropologia Teológica e Teologia da Criação e iniciou um diálogo com a filosofia marxista . Em 1964 foi nomeado professor de teologia sistemática no Seminário de Oviedo. Ele ensinou 1971-1976 na Faculdade de Teologia do Norte , e foi professor de Antropologia Teológica e Escatologia na Universidade Pontifícia de Salamanca . Ele foi professor visitante na Universidade de Comillas e membro do Instituto de Estudos Religiosos da Universidade de Oviedo . Ele foi um dos fundadores da edição espanhola da revista Communio. International Journal of Theology .
Obras
- Teologia da Criação
- A criação de Páscoa
- O dom de Deus
- Imagem de Deus
- O homem e sua morte. Teológico Current Anthropology (1971)
- A outra dimensão. Christian Escatologia (1975)
- Morte e humanista do marxismo (1978)
- O sentido último (1980)
- Crise e defesa da fé
Nenhum comentário:
Postar um comentário