Capítulo
Quatro
OS
CRENTES
Leitura
da Bíblia: Jo 3:6; Mt 28:19; Gl 3:27; Rm 6:3; 1 Co 12:13; Rm 8:9, 11, 4; Gl 5:16,
15; 1 Co 3:6, 7; Ef 4:16; 2:21, 22; 1 Pe 2:5; 2 Co 3:18; Rm 12:2; 1 Ts 5:23; Fp
3:21; Rm 8:29,30; 10:8,9,12
O
tema deste capítulo, os crentes, é aparentemente simples, mas na realidade é
misterioso. Um estudante de medicina logo aprende que o corpo humano não é
simples. O ser psicológico de uma pessoa é ainda mais misterioso. Como seres
vivos, temos dois corações , um físico e um psicológico. Podemos localizar o
nosso coração físico, mas onde está o coração psicológico? Onde estão nossa
mente, emoção, vontade e consciência? Onde está o nosso espírito? Onde está a
nossa alma? Nós, crentes em Cristo, somos seres espirituais, e como tais somos
um mistério.
DESCENDENTES
DO ADÃO CAÍDO
Nós,
os crentes, somos descendentes do Adão caído. Somos todos caídos. Estávamos
mortos em pecado sob a condenação de Deus (Ef 2:1, 5; Rm 3:19; 5:12; Jo 3:18).
Enquanto estávamos mortos em pecado, Deus proporcionou-nos uma mudança.
Ouvimos o evangelho e cremos no Senhor Jesus Cristo para receber a vida eterna
(Jo 3:16 ).
SALVOS
Atos
16 : 31 nos diz que, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, somos salvos. Uma
salvação completa inicial tem seis aspectos: perdão de pecados, o lavar das
nossas máculas, separação para Deus posicionalmente, justificação,
reconciliação e regeneração.
Perdoados
Depois
de crermos, a primeira coisa que recebemos, o primeiro legado de acordo com o
testamento divino, é o perdão de nossos pecados (At 10:43).
Lavados
Fomos
não somente perdoados, mas também lavados. Ser perdoado põe em ordem o nosso caso
perante Deus. Ser lavado leva embora a mancha, a mácula, de nossos pecados. Por
exemplo, se uma criança sujasse a camisa e depois se arrependesse, a mãe o
perdoaria; mas a camisa ainda precisaria ser lavada. Perdoar a criança do seu
mau procedimento é uma coisa. Lavar a mancha da camisa é outra coisa. Deus, ao
crermos no Senhor Jesus, não somente perdoou-nos mas também lavou-nos. Aleluia!
Fomos perdoados e lavados pelo sangue de Cristo!
Santificados
Posicionalmente
Como
parte de nossa salvação inicial, fomos posicionalmente santificados, isto é,
separados por Deus do mundo para Ele mesmo. Em 1 Coríntios 6:11 indica que
somos primeiro santificados e então justificados. Santificação posicionai
precede a justificação; santificação disposicional segue a justificação.
Justificados
A
morte de Cristo cumpriu e satisfez completamente as exigências justas de Deus,
para que possamos ser justificados por Deus por meio de Sua morte (Rm 3:24).
Somos "justificados de todas as coisas" das quais não poderíamos
"ser justificados por meio da lei de Moisés" (At 13:39).
Reconciliados
com Deus
Nós
precisávamos ser reconcilados com Deus porque quando éramos pecadores, éramos
inimigos de Deus (Rm 5:10). Fomos reconciliados com Deus por meio da morte do
Seu Filho.
Regenerados
Ao
crermos no Senhor Jesus e invocarmos o Seu nome, fomos regenerados, isto é, o
próprio Espírito de Cristo entrou em nosso espírito e nos deu vida (Jo 3:6; Ef
2:5). A regeneração nos fez filhos de Deus (Jo 1:12, 13; Rm 8:16), membros da
família de Deus (Ef 2:19). Ela também nos fez membros de Cristo, membros do
Corpo de Cristo (Ef 5:30; 1 Co 12:27). Nós que fomos regenerados, somos membros
do Corpo de Cristo e também filhos de Deus.
A
regeneração ocorreu em nosso espírito, não em nosso corpo ou em nossa mente.
Isso quer dizer que o Deus Triúno está agora em nosso espírito (Ef 4:6; 2 Co
13:5; Rm 8:9). Que tesouro temos dentro de nós (2 Co 4:7)! O Deus Triúno veio
para dentro de nosso espírito para ficar (Jo 4:24; 2 Tm 4:22; Rm 8:16). É aqui
em nosso espírito que estão as riquezas insondáveis de Cristo.
Para
desfrutar essas riquezas devemos invocar o nome do Senhor Jesus (Rm 10:12). Se
queremos ser nutridos, podemos invocar "Ó, Senhor Jesus!" Quando
estamos em casa e também no trabalho, podemos invocar o nome do Senhor. Quando
O invocamos, tocamos o Espírito (1 Co 12:3). Muitos de nós oramos
freqüentemente, mas não recebemos nutrição de nossa oração. Isso não deveria
ser assim. Não estamos orando para um ídolo; estamos orando para o Deus vivo.
Ele é o próprio Deus que está agora em nosso espírito. Quando falamos com Ele,
Ele responde em nosso espírito. Quando exercitamos o espírito, percebemo-Lo em
nosso espírito. Se meramente exercitamos a mente e oramos só com a boca, o Deus
Triúno dentro de nós não tem caminho. Ele não está em nossa mente, mas em nosso espírito.
Devemos
exercitar o nosso espírito (1 Tm 4:7). Dessa maneira podemos experimentar este
Deus verdadeiro, real e vivo que está agora em nosso espírito. Em nosso
espírito regenerado habita o Deus Triúno como o Espírito que dá vida.
BATIZADOS
Para
Dentro do Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo
Depois
de Sua ressurreição e antes de Sua ascensão, o Senhor Jesus incumbiu os
discípulos de irem e fazer discípulos de todas as nações, "batizando-os para
dentro do (lit.) nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28:19);
isto é, eles deviam batizar as pessoas para dentro da própria Pessoa do Deus
Triúno.
Em
Atos e nas Epístolas, entretanto, não há nenhum versículo indicando que os
apóstolos batizaram as pessoas para dentro do nome do Pai, do Filho e do
Espírito. Antes, aqueles que se arrependiam e criam no Senhor eram batizados
para dentro do nome do Senhor Jesus (At 8:16; 19:5). Ser batizado para dentro
do nome do Senhor Jesus eqüivale a ser batizado para dentro do nome do Pai, do
Filho, e do Espírito. E ser batizado para dentro do nome do Senhor é ser
batizado para dentro de Sua Pessoa, o próprio Cristo (Gl 3:27; Rm 6:3). Ser
batizado para dentro de Cristo eqüivale a ser batizado para dentro do Deus
Triúno porque o próprio Cristo para dentro de quem fomos batizados é a
corporificação do Deus Triúno. O Deus Triúno é cor-porificado em Cristo, o
Senhor, o Filho de Deus.
Além
disso, quando fomos batizados para dentro Dele, fomos batizados para dentro de
Sua morte (Rm 6:3). O batismo nos une com Ele em Sua morte e em Sua
ressurreição. O batismo de água não deve ser o cumprimento de um ritual. Deve
significar que estamos colocando aqueles que estão sendo batizados para dentro
do Deus Triúno, para dentro de Cristo, e para dentro de Sua morte e
ressurreição.
No
Espírito Para Dentro do Corpo de Cristo
Fomos
também batizados para dentro do Corpo, a igreja. "Pois também em um
Espírito fomos batizados para dentro de um corpo" (1 Co 12:13).
Fomos
batizados, então, para dentro do Deus Triúno, para dentro de Cristo, para
dentro da morte e ressurreição de Cristo, e também para dentro do Corpo, a
igreja. Na realidade, todos estes "para dentro" são um. Quando somos
batizados para dentro de Cristo, somos batizados para dentro de Sua morte e
ressureição, e somos também batizados para dentro do Deus Triúno e para dentro
do Corpo de Cristo. Isso quer dizer que estamos agora em Cristo, em Sua morte e
ressurreição, no Deus Triúno, e no Corpo de Cristo. Quando batizamos as pessoas,
devemos mostrar-lhes que eles agora estão em Cristo, em Sua morte e
ressurreição, no Deus Triúno, e no Corpo.
Necessitamos
da realidade do fato espiritual de que, quando batizamos as pessoas, nós as
colocamos para dentro de Cristo. Podemos colocá-las para dentro de Cristo
porque Cristo hoje é o próprio Espírito. Quando batizamos as pessoas,
colocamo-nas para dentro do Espírito, que é a realidade de Cristo. É assim que
deve ser o batismo. O batismo nos dá a posição de dizer que somos pessoas em
Cristo, em Sua morte, em Sua ressurreição, em união orgânica com o Deus Triúno,
e também no Corpo vivo do Cristo vivo. Ter essa percepção do batismo faz uma
grande diferença em nossa vida.
SER
HABITAÇÃO DO ESPÍRITO E BEBER DO ESPÍRITO
Depois
de crermos e sermos batizados, somos habitação do Espírito (Rm 8:9, 11; 1 Co
6:19). Enquanto Ele habita em nós, estamos bebendo. A fonte para se beber está
exatamente em nosso espírito (Jo 4:14, 24). Devemos voltar-nos ao espírito e
beber pelo invocar o nome do Senhor (1 Co 12:3, 13b).
Temos
o Espírito como o agregado do Deus Triúno habitando em nós. Em 1936 quando vi
que Deus estava vivendo em mim, fiquei fora de mim. Queria sair, subir no telhado
ou correr para a rua, e gritar para as pessoas: " Não me toquem; tenho Deus
em mim!"
O
Deus Triúno está em nós. Ele habita em nós e estamos bebendo Dele. Ele é a
fonte para bebermos; esta fonte não está nos céus mas em nosso espírito.
VIVENDO
E ANDANDO NO ESPÍRITO MESCLADO
Agora
devemos viver e andar no Espírito mesclado. Romanos 8:4 e Gaiatas 5:16, 25
referem-se a este espírito mesclado. J. N. Darby mostra a dificuldade de
colocar um E maiúsculo ou minúsculo em espírito em, Romanos 8. Embora ele não
use a palavra mesclado, ele certamente transmite o pensamento de que estes dois
espíritos são considerados como um.
Em
Gaiatas 5:16 a palavra grega para andar é ter nosso ser movendo-se e agindo.
Aqui está a incumbência completa do Novo Testamento: viver, ter o nosso ser,
andar, mover-nos e agirmos de acordo com o espírito mesclado. Tudo o que
fazemos deve ser de acordo com o nosso espírito habitado pelo Espírito composto
e mesclado com Ele, não de acordo com ensinamentos éticos ou regulamentos
morais. Andar de acordo com o Espírito é muito mais elevado do que andar de
acordo com os ensinamentos éticos ou regulamentos morais.
O
mover do Epírito é chamado de unção. Em 1 João 2:20, 27 vemos que todos temos
recebido uma unção do Santo. Esta unção dentro de nós é verdadeira; ela nos
ensina a habitar no Senhor. A unção sobre a qual João fala em 1 João 2
refere-se ao óleo em Êxodo 30. O tabernáculo e todos os seus utensílios eram
ungidos com óleo composto (Êx 30:26-29).
O
óleo composto hoje, o Espírito, está dentro de nosso espírito ungindo-nos,
movendo-se, dentro de nós, todo o dia.
Mesmo
quando estamos discutindo ou quando estamos a ponto de discutir, a unção
interior move-se em nós para não continuarmos, mas para irmos ao nosso quarto e
orar. Um dia uma irmã foi fazer compras, mas sempre que pegava um item pensando
em comprá-lo, a unção dizia dentro dela para colocar de volta. Tudo o que
pegava, tinha de pôr de volta. Finalmente ela decidiu que era melhor voltar
para casa. Assim que obedeceu a unção interior e retornou ao seu carro para
voltar para casa, ela sentiu-se animada e alegre. Se não prestamos atenção à
unção interior, ofendemos o Espírito. Devemos viver e andar de acordo com esse
Espírito que está mesclado com o nosso espírito.
CRESCER
NA VIDA DIVINA E SER EDIFICADOS
Poucos
cristãos prestam atenção ao crescimento em vida (1 Co 3:6, 7) e à edificação (1
Co 3:10-12) como o Corpo de Cristo e como a igreja, a casa de Deus.
Espiritualidade provém do crescimento em vida; o objetivo do crescimento em
vida é a edificação do Corpo de Cristo e da casa de Deus. Praticamente falando,
isso significa a edificação da igreja local. Sem uma vida da igreja apropriada
em nossa localidade, como podemos ser edificados com outros? Precisamos estar
onde há uma igreja. Assim, naquela igreja podemos ser edificados com os outros
para ser a casa espiritual de Deus (Ef 2:21, 22; 1 Pe 2:5). Enquanto estamos
sendo edificados como a igreja numa cidade, estamos também sendo edificados
como o Corpo de Cristo (Ef 4:16).
SER
TRANSFORMADO NA ALMA
O
nosso espírito foi regenerado, mas e quanto à nossa alma? Precisamos ser
transformados (2 Co 3:18) pela renovação de nossa mente (Rm 12:2; Ef 4:23). A
mente é a parte liderante de nossa alma (SI 13:2; 139:14; Lm 3:20). Para a
transformação da alma, a mente deve ser renovada.
SER
SANTIFICADO EXPERIMENTALMENTE
A
transformação de nossa alma é a santificação de nossa disposição. O Senhor
santifica-nos em nosso espírito, alma e corpo (1 Ts 5:23). Todo nosso ser é
para ser santifícado, transformado.
SER
TRANSFIGURADO EM NOSSO CORPO
Quando
o Senhor retornar, nosso corpo será transfigurado (Fp 3:21), completamente
redimido (Rm 8:23). Quando cremos, nosso espírito foi regenerado. Durante a
nossa vida cristã nesta terra, nossa alma está sendo gradualmente transformada
e santificada. Então, na Sua vinda nosso corpo será transfigurado. Todo o nosso
ser será, então, completamente conformado a Cristo.
CONFORMADOS A
CRISTO
Como
os muitos irmãos de Cristo, seremos conformados à Sua imagem e estaremos com
Ele em glória (Rm 8:29, 30). Não seremos mais naturais em nenhuma parte de nosso
ser. Ainda somos um tanto naturais na alma e corrompidos no corpo; é por isso
que, depois da regeneração de nosso espírito, precisamos da transformação da
alma e da transfiguração do corpo. Então seremos completamente conformados ao
Filho primogênito de Deus como Seus muitos irmãos.
GLORIFICADOS
Finalmente
seremos glorificados na vida divina e na natureza divina (Rm 8:30) para possuir
a glória de Deus, para Sua expressão na Nova Jerusalém.
O CAMINHO PARA
DESFRUTAR CRISTO
O
livro de Romanos é um esboço da vida cristã adequada. No capítulo seis estão
todos os fatos cumpridos por
Cristo.
Ele morreu, e nós morremos com Ele. Ele foi ressuscitado, e nós também. Em
Cristo estas coisas são fatos. Nele estamos unidos à Sua morte e ressurreição
(6:4, 5).
Em
Romanos 6, entretanto, não temos a experiência da morte e ressurreição de
Cristo. Precisamos prosseguir para Romanos 8 para experimentar Cristo em Seus
feitos por meio do Espírito. Em Romanos 8 estão as experiências dos fatos
revelados no capítulo seis.
Então,
no capítulo dez a Palavra entra em nossa boca e em nosso coração. Primeiro
cremos na Palavra que nos alcança; segundo, invocamos Seu nome (10:8, 9). O
Senhor é rico para com todos os que O invocam (10:12). A palavra invocar em
grego significa clamar, chamar com a voz. Em Atos, os cristãos eram
considerados invocadores do nome de Jesus; sabemos disso porque Saulo de Tarso
tinha autoridade para prender todos aqueles que invocavam este nome (At 9:14).
Invocar o nome do Senhor Jesus designava os primeiros cristãos. Eles não eram
silenciosos; eles clamavam o querido nome do Senhor Jesus.
Se
queremos desfrutar Cristo e todas as Suas realizações, precisamos invocá-Lo. O
caminho para desfrutar Cristo em todos os Seus feitos é andar de acordo com o
espírito mesclado e invocar o Seu querido nome. Então participamos Dele, O
desfrutamos e O experimentamos ao máximo.
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