A Teogagia (do grego antigo Theos fagein, " comer ou se alimentar de deus ") é um ritual religioso que consiste no consumo de um alimento considerado divino , de acordo com a identificação simbólica com a própria divindade. Esse ritual é mais presente em algumas religiões primitivas.
Ou seja, a teofagia é a prática de comer o corpo de um deus. Isso às vezes é realizado simbolicamente através da ingestão de um alimento ou material simbólico do deus. Nos rituais de fertilidade, o grão colhido pode ser ele próprio o deus renascer da vegetação. Esta prática tem origem em muitas religiões antigas. Dionísio e muitos exemplos são documentados emThe Golden Bough por Sir James George Frazer (1854-1941). Vestígios da prática da teofagia sobreviveram em muitas religiões modernas, nomeadamente na Eucaristia cristã.
Eucaristia e os Antigos Cultos de Mistério
De acordo com a Igreja Católica e a fé ortodoxa cristã, no rito da Eucaristia, os fiéis assumem que a substância do corpo e do sangue de Jesus estão presentes na hóstia (pão sem fermento) e no vinho, como resultado da transubstanciação.
O estudioso Marcello Craven afirma que a descrição da Última Ceia feita pelos evangelistas, ao invés de lembrar um antigo ritual egípcio, seria semelhante a um ritual de mistério, com a oferta do próprio corpo e sangue de Jesus. A ideia cristã de uma refeição antropóloga é de São Paul, que estabeleceu uma comparação entre Jesus após a sua morte como sendo o Cordeiro da Páscoa, a metamorfose do corpo e do sangue no pão e no vinho era um conceito totalmente estranho à mentalidade judaica.
Cristianismo e os Mistérios greco-romanos
A enorme semelhança que existe entre o ritual cristão da santa ceia e os cultos de mistérios pode ser sintetizado nessa frase de Preserved Smith:
"Mas, de todos os" mistérios "conhecidos por nós, é o de Dioníso que tem a maior semelhança com a de Cristo, o deus do vinho (Dioniso) teve uma morte violenta, e foi trazido de volta à vida”. “Sua paixão”, como os gregos chamavam esse evento, e sua ressurreição foram promulgadas em seus ritos sagrados.
Mas outros paralelos foram traçados entre mitos gregos e a vida de Jesus. Um dos primeiros exemplos foi Friedrich Hölderlin, que em seu Brod und Wein (1800-1801) sugeriu semelhanças entre o deus grego Dionísio e Jesus. Dionísio (chamado Baco pelos romanos ), é o filho de Zeus, e é o deus da vindima , da vinificação , do teatro e do ritual da loucura. Dionísio era uma criança com chifres, que foi feito em pedaços pelos Titãs, então cozidos, mas sua avó Rhea pôs as peças de volta e trouxe de volta à vida. Dionísio era em seguida, enviado para esconder em uma montanha, onde ele inventou o vinho.
Os estudiosos modernos como Martin Hengel, Barry Powell, Peter Wick , entre outros, argumentam que a religião dionisíaca e cristianismo têm semelhanças notáveis . Eles apontam para a importância do simbolismo do vinho que detinha na mitologia em torno tanto Dionísio e Jesus Cristo , embora, Wick argumenta que o uso do simbolismo do vinho no Evangelho de João, incluindo a história do casamento em Caná em que Jesus transforma água em vinho, foi a intenção de mostrar Jesus como sendo superior a Dionísio.
Além disso, alguns estudiosos da mitologia comparada argumentam que tanto Dionísio e Jesus representam o arquétipo mitológico do deus que “morre e retornar à vida”. Outros paralelos, tais como a celebração de uma refeição ritual do pão e do vinho, também foram sugeridas e Powell, em particular, argumenta que os precursores da noção cristã da transubstanciação podem ser encontrados na religião dionisíaca. Outro paralelo foi elaborado de como nas Bacantes Dionísio aparece diante do rei Penteu sob acusação de afirmar que era uma divindade, e é comparado com a cena do Novo Testamento de Jesus sendo interrogado por Pôncio Pilatos.
E. Kessler argumenta que o culto dionisíaco se desenvolveu em estrito monoteísmo por volta do século 4 d.C. E, juntamente com o Mitraísmo e outras seitas do culto formaram uma instância de "monoteísmo pagão", em concorrência direta com cristianismo primitivo durante a Antiguidade Tardia.
Referências Bibliográficas:
Smith, Preserved, PH. D (1922). A short history of Christian theophagy. Princeton: Princeton Theological Seminary Library
Fonte: http://histriadasreligies.blogspot.com.br/2013/11/teofagia-as-origens-da-santa-ceia-crista.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário